A Câmara de Vilhena aprovou, na sessão ordinária na manhã desta terça-feira, 11, o projeto de lei nº 6.097/2021, que autoriza crédito suplementar para que a prefeitura adquira um drone com equipamentos e 13 aparelhos de ar-condicionado no valor total de R$ 120 mil.
O projeto foi aprovado por unanimidade, mas trouxe a discussão de dois parlamentares em plenário.
O drone com equipamentos, avaliado em R$ 82.490,00 (o que inclui bateria), será utilizado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) na realização do mapeamento da cidade.
O abordar o caso, o vereador Dhonatan Pagani (PSDB) sugeriu seguro e cautela no manuseio do equipamento. “De fato é um drone caro. Sugiro que, após a aquisição, seja feito um seguro no equipamento e que os servidor responsável tenha cuidado para que o município não tenha prejuízos. Ou seja, que o drone não fique na mão de qualquer pessoa”, observou.
Por sua vez, o vereador Samir Ali (Podemos) solicitou à prefeitura para que o responsável do manuseio do equipamento seja um servidor efetivo e que o mesmo receba treinamento antes que o drone seja utilizado.
O Extra de Rondônia teve acesso ao projeto, que inclui a proposta da empresa paulista “Drone Visual”.
A proposta informa que “a categoria Enterprise da DJI é uma linha global dedicada a desenvolver soluções de drones de primeira linha e alta precisão para aplicações profissionais: Topografia, Mapeamento, Construção, Infraestrutura, Segurança Pública, Energia, Agricultura e muito mais”.
O drone é do modelo DJI Phantom 4 RTK + D-RTK2 Mobile Station Combo.