O prêmio “Congresso em Foco” publicou a lista oficial dos deputados e senadores indicados para concorrer à 14ª edição do “oscar” da política nacional.
Da extensa lista, destaque para os representantes rondonienses que vão disputar como os melhores da Câmara e do Senado em 2021. A votação na internet começa no próximo dia 1º e vai até 30 de setembro. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia no dia 21 de outubro.
Neste ano, estarão além dos melhores da Câmara e do Senado outras três categorias especiais: “Defesa da Educação” e “Clima e Sustentabilidade” e “Mulheres na Política”. A lista foi definida com base em critérios técnicos, como posição em votações, proposições legislativas apresentadas, discursos e participação em comissões temáticas.
Em Rondônia, entre os três senadores apenas Marcos Rogério (DEM) foi indicado para concorrer ao prêmio. Já da Câmara receberam o aval: Coronel Chrisóstomo (PSL), Expedito Netto (PSD), Léo Moraes (PODEMOS), Lúcio Mosquini (MDB), Mariana Carvalho (PSDB) e Silvia Cristina (PDT).
Os parlamentares considerados aptos àqueles que não são investigados por suspeita de práticas criminosas, nem respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.
Dentre esses, vale destacar o deputado que representa e que sempre defendeu o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), sendo vice-líder do PSL na Câmara Federal e recentemente eleito vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente. O deputado Chrisóstomo é coronel de carreira do Exército Brasileiro e nunca assumiu um cargo eletivo, foi eleito em 2018 e sempre defendeu e votou a favor das propostas do governo federal, o qual defende com unhas e dentes desde que assumiu a cadeira em Brasília.
Sempre falando de forma clara e audível, ele se destaca também com a destinação na ordem de R$ 134 milhões em emendas parlamentares para os 52 municípios de Rondônia, 100% das cidades do Estado já receberam emendas deste deputado.
“É um orgulho para mim participar pela terceira vez consecutiva deste prêmio, mas meu objetivo principal foi e sempre será o bem-estar do meu povo de Rondônia, o que trabalho dia e noite para ajudar a todos do meu Estado”, frisou o deputado Chrisóstomo.
Sendo assim, ficou fora da disputa Acir Gurgacz (PDT), Confúcio Moura (MDB), Mauro Nazif (PSB) e Jaqueline Cassol (PP). De acordo com as regras do prêmio, os deputados e senadores excluídos poderão daqui alguns dias, reivindicar a lista preliminar, apresentando provas documentais, a inclusão de seus nomes.