Aquele jovem estava incerto quanto ao seu futuro, bem como quanto aos rumos prováveis de sua carreira profissional. Existiam diversas opções à sua frente. Ele queria tão somente tomar decisões acertadas. Isso é muito comum nos jovens; por certo, todos nós já enfrentamos idêntica situação junto aos nossos filhos.
Alguém me pediu que conversássemos um pouco. Talvez uma troca de opiniões e um confronto de ideias trouxesse alguma ajuda. Ele era uma pessoa sensata e coerente, e queria se sentir seguro. Talvez fazer uma especialização o ajudasse naquele momento. Mas qual, diante de tantas opções?
Concordei com o convite, uma vez que sempre se aprende algo instrutivo, quando falamos com outras pessoas sobre nossa profissão e os desafios que ela traz consigo.
Nossa conversa foi muito gostosa. Depois de uma introdução rápida, começamos a nos aprofundar no assunto. Então, em dado momento, pedi a ele que me dissesse quais eram seus planos para os próximos três anos. Pedi que me apontasse a função desejada, se na atual ou noutra empresa e por fim o nível salarial desejado.
Ele ficou surpreendido, hesitou um pouco e ao final me disse que gostaria de ganhar três vezes seu atual salário. Você crê nisso, perguntei-lhe? Ele relutou um pouco e afirmou sim.
Você precisa fazer desse plano sua meta pessoal. Você só terá sucesso se for apaixonado por sua profissão. Se você se preparar convenientemente e tiver um bom desempenho na função, então isso se tornará uma realidade na sua vida!
Muitos jovens fazem das aspirações salariais uma meta em si. A experiência me ensinou que isso está errado, uma vez que o salário é consequência de uma boa capacitação profissional e de um ótimo desempenho.
Continuando, discutimos sobre o que ele deveria fazer para se preparar para o futuro. Ele definiu que começaria fazendo uma pós-graduação, numa escola conceituada, já a partir do mês que vem. Repentinamente, inúmeros caminhos foram se abrindo.
Nosso futuro profissional é do tamanho de nossos sonhos; ele será tão robusto quanto for nossa perseverança; ele será tão produtivo quanto nosso comprometimento.
Ao terminar disse a ele: Creio que sua empresa paga hoje salários até maiores do que esse, para profissionais capazes e experientes. Portanto, envolva Deus nos seus projetos e carreira; avance com fé e trabalho. Seu futuro depende mais de você dos que de terceiros.
Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.