Quando somos zelosos na profissão, costumamos tomar decisões orientadas para o desenvolvimento contínuo de nossa capacitação. Fazemos isso através de cursos específicos, leitura de bons livros, participando de seminários, acompanhando revistas técnicas…
Houve um tempo, quando era mais jovem, no qual resolvi investir cinco por cento de minha remuneração mensal na aquisição de livros técnicos. Foi uma experiência inusitada e gratificante. Confesso que não conseguia ler todos os livros que ia adquirindo. Devo dizer, infelizmente, que foi algo rápido, ainda que válido e oportuno.
A conjuntura atual está exigindo de nossos administradores, gestores e empresários, muito conhecimento técnico, habilidades interpessoais, desempenho, criatividade e perseverança. Os problemas da gestão empresarial são sérios e urgentes; alguns deles, nunca foram vistos anteriormente. Gostaria de conversar com o amigo leitor, a respeito de uma área importante de nossa vida, e que apesar disso – creio eu – vem sendo negligenciada por muitos: a área espiritual.
Esta é uma área rica e cheia de oportunidades. A mente humana, a fé em Deus, os valores espirituais são fatores que, se bem explorados, podem nos enriquecer, nos desenvolver e nos capacitar para realizações superiores.
Quando se investe nesta área, descobrem-se potencialidades significativas que estavam ocultas. Elas são bem vindas numa conjuntura caracterizada pela insegurança e complexidade. Sempre que nos empenhamos em nos desenvolver e nos tornar mais preparados, podemos tornar-nos pessoas mais efetivas, mais pró-ativas, mais aptas a contribuir com soluções inovadoras. Não podemos nos esquecer disso; não podemos subutilizar nossas aptidões.
Qualquer que seja sua religião, o contato com Deus nos capacita, revigora o ânimo, nos traz inovação, nos impulsiona para o futuro. Nesse contato com Deus há poder, há vigor, há energia, há esperança. A fé nos impulsiona à frente; ela derruba barreiras; ela enfatiza o bem; ela alimenta o espírito; ela nos aproxima do Senhor.
O trabalho de um homem com Deus e que possui fé, é diferenciado e vai além. Ele capacita o ser humano; ele nos equipa os desafios do quotidiano.
Pare por um minuto e planeje algo novo nessa área da vida. Faça um planejamento espiritual, ouse sonhar, aspire coisas maiores, envolvendo o trabalho honesto e o respeito ao ser humano. O contato com o Criador nos traz certezas, elimina dúvidas, nos mantém estáveis, mesmo que alguns fiquem pelo caminho.
Eu creio nisso e por esse motivo o convido a uma reflexão. Experimente uma aproximação maior com o seu Deus; experimente se fortalecer na fé; experimente priorizar os valores espirituais; experimente investir nas suas potencialidades. Se você não fizer isso, ninguém fará isso por você! Faça isso com zelo, perseverança e fé. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.
“E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.” (Mat 17.20)