Humberto Lago: Foto: Extra de Rondônia

Dois novos equipamentos estão sendo instalados na empresa, os quais irão torná-la mais produtiva e eficiente. Apesar das incertezas do mercado, a direção resolveu investir no negócio, na expectativa de que em breve tudo volte à normalidade.

Então pensei comigo: Que tenho eu, como consultor, de melhor para oferecer à empresa, que seja coerente com esta visão otimista e agressiva, adotada pela administração?

Fui à internet em busca de algo relevante e oportuno, útil e impactante.  O que há de melhor e de mais efetivo, sendo usadas pelas melhores e mais eficientes organizações, que possa ser trazido para esta empresa, no atual momento?

Os estudiosos e universidades decidiram selecionar um grupo de sete indicadores de desempenho empresarial (KPI), os quais desejo agora compartilhar com o amigo leitor.

Mesmo que sua empresa seja de porte médio ou familiar e que não tenha perspectivas de crescimento acentuado, convido nossos empresários e administradores a nos acompanhar no exame deste importante tema:

1.-Taxa de Conversão: Trata-se da conversão de clientes contatados, em pedidos e posteriormente na aquisição de produtos. Mede a eficiência das vendas;

2.-Faturamento: Ele é um indicador de sua capacidade de gerar receitas e lucros;

3.-Participação no Mercado (Market Share): Ele identifica, de  forma sumária, o índice de sua competitividade de sua firma no  mercado em que opera;

4.-Retorno do Investimento (ROI): Retorno ou lucratividade sobre o investimento feito;

5.-Taxa de Turnover: Índice da rotação dos funcionários nas empresas;

6.-Reclamações (Quality): Análise das reclamações dos clientes sobre produtos e serviços. Também é um bom indicador gerencial; e

7.-Satisfação dos Clientes (NPS): percentual quantitativo das vezes que sua empresa é indicada a amigos e terceiros, pelos seus colaboradores (marketing gratuito).

Definir os sete mais expressivos indicadores de desempenho é de fundamental importância para a competitividade empresarial. Faça, na sua organização, uma avaliação periódica de cada um deles. Eles indicam, com segurança, as áreas prioritárias da empresa onde a direção deve focar, para que sua performance operacional avance a passos largos.

Recomendo que você introduza esta ferramenta gerencial na sua gestão. Creio que será uma decisão sábia e efetiva, de custo baixíssimo. Se as melhores empresas empregam esta metodologia, por que não fazer o mesmo? Será uma experiência impactante, com resultados marcantes. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO