Durante audiência pública que debateu a avaliação e diagnóstico do Plano Estadual de Educação, o deputado Cirone Deiró (PODE) alertou para o fato de que apesar dos investimentos previstos por lei, ainda existem lacunas a serem cumpridas na execução do Plano de Educação como forma de tornar realidade as políticas educacionais no estado.
Na avaliação do deputado Cirone Deiró, Rondônia precisa avançar na consolidação das políticas públicas em todas as instâncias. “Somos um estado que ainda tem muito por fazer, é preciso priorizar as políticas públicas, especialmente na área educacional porque esse é um importante instrumento para impactarmos positivamente o desenvolvimento humano, econômico e social rondoniense”, afirmou, ao lembrar que existem dezenas de creches, em diferentes municípios que estão há mais de três anos, em construção, sem nenhuma previsão de conclusão.
Cirone reconheceu o importante protagonismo do Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação em Rondônia-GAEPE-RO. “O GAEPE se consolidou pelas ações colaborativas que vem realizando com as secretarias municipais de educação e com a secretaria de estado da educação”, assegurou. Sob a coordenação do Instituto Articule e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa-CTE-IRB, e a participação do Tribunal de Contas-TCE-RO, dos Ministérios Públicos de Contas-MPC-RO e do Estado-MP-RO, o Tribunal de Justiça-TJ-RO e a Defensoria Pública-DPE-RO, a atuação do GAEPE-RO se tornou referência para outros estados.
O deputado destacou as ações que estão sendo realizadas pelo GAEPE-RO pela efetivação das políticas educacionais. De acordo com Cirone, a pauta da educação inclusiva que foi acolhida por todos os integrantes do GAEPE demonstra o compromisso de todos os integrantes com o tema. “Tenho acompanhado de perto a angústia das mães e familiares para conseguir uma vaga para os filhos com deficiência, e quando conseguem não tem o cuidador, nem tão pouco o mediador pedagógico. Precisamos dessa conjugação de esforços para mudarmos essa realidade e oferecer uma educação verdadeiramente inclusiva,” concluiu.