O jornalista Paulo Mendes descobriu esta semana que dezenas de idosos de Vilhena estão impossibilitados de renovarem suas carteirinhas de passe livre para viagens dentro e fora do estado.
Ele disse que o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), órgão responsável pela emissão do documento, deixou de confeccioná-lo há mais de um mês.
A explicação é que houve uma mudança na gestão do serviço e o DER não tem mais estrutura para garantir a emissão das carteirinhas.
Segundo uma fonte do jornalista, houve uma tentativa de levar o serviço para a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), mas a pasta teria se negado a assumir a responsabilidade.
Todos os meses, mais de cem carteirinhas eram renovadas pelo DER em Vilhena e, agora, os idosos estão “batendo canela” em diversos órgãos do município e do estado, sem saber quem vai solucionar o problema.
No lugar do DER na rodoviária de Vilhena, assume a Agência de Regulação de Serviços Públicos (AGERO), que tem a missão de fiscalizar os serviços de transportes, mas, não tem a incumbência de confeccionar as carteirinhas.
A assessoria de comunicação da prefeitura disse que o órgão já assume outros documentos como Registro Geral (RG) e por isso, não tem condições de atender a mais essas necessidades.
O jornalista disse que vai levar o caso ao Ministério Público (MP) para que sejam tomadas providências.