Está tendo grande repercussão nos veículos de comunicação da chamada ‘grande imprensa’, um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Léo Moraes (Podemos), que proíbe bancos e financeiras de cobrar, para uma mesma modalidade de empréstimo, taxas de juros diferentes de consumidores de igual categoria ou perfil de crédito.
O projeto, que altera o Código de Defesa do Consumidor, foi apresentado no mês de agosto, mas ganhou repercussão essa semana, quando o relator na Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Ivan Valente (Psol/SP), deverá emitir seu parecer.
Léo Moraes disse que a medida visa evitar que as instituições financeiras criem ‘subcategorias’ de clientes com o mesmo perfil, utilizando critérios muitas vezes subjetivos.
“Pessoas que já pagam para estar nessas categorias não podem ser excluídas dos benefícios que são ofertados para alguns clientes. Vale ressaltar que a publicidade institucional muitas vezes informa que são possíveis para todos os clientes naquela mesma condição alcançar esses produtos”, disse Léo Moraes.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo — ou seja, não precisa passar pelo plenário.