O deputado estadual Lazinho da Fetagro indicou à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a necessidade de ser assumido pelo Governo do Estado o pagamento da energia elétrica das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) de Rondônia.
A APAE é uma organização não governamental sem fins lucrativos com sede em praticamente todo o território nacional, e em Rondônia com sede em 36 municípios. Essas instituições sobrevivem de doações, que são destinadas ao pagamento de despesas básicas.
“O Estado acatando a indicação feita pelo nosso mandato, a exemplo de como já faz na Escola Santa Marcelina, irá possibilitar às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais um fôlego financeiro, direcionando o que seria o gasto com a energia elétrica para outras necessidades”, explicou o Deputado.
Ao mesmo tempo, o deputado encaminhou ao diretor presidente da Energisa Rondônia, André Luís Cabral Theobald, ofício solicitando informações quanto a possibilidade de incluir as APAES em algum programa que garanta a isenção da energia ou que permita a redução do valor a ser pago, e quais medidas precisam ser tomadas para a adesão e implantação dessas alternativas.