Alegando já estarem vacinados e que a sociedade precisa aprender a conviver com o Coronavírus, alunos do IFRO de Colorado do Oeste, um dos pólos mais importantes desta instituição em Rondônia, se manifestaram contra o anunciado adiamento das aulas presenciais previstas para 7 de fevereiro em mais 30 dias.
Eles argumentam que, mesmo com o acirramento da pandemia nos últimos dias, a medida não se justifica, posto estarem todos vacinados e sem aulas há quase dois anos.
Através de trocas de mensagens em redes sociais eles se organizam para promover uma mobilização de protesto, e exigem o retorno das aulas, ou então a suspensão do pagamento dos salários de professores e demais servidores da unidade de ensino, alegando que não é certo que eles recebam pagamento com a escola estando paralisada.
Os estudantes também reclamam que não fazem parte da estrutura organizacional do IFRO com representatividade para ter voz e voto nas decisões desse gênero, e também reivindicam mais espaço de participação.
Eles ainda não decidiram que tipo de mobilização será realizada, mas o que ficou evidente é que não ficarão de braços cruzados deixando que outras pessoas e organismos tomes decisões por eles sem que eles possam ser pelo menos ouvidos.