Um grupo de funcionários daquela empresa estava envolvido em algo incomum. Era um projeto significativo e profundo, abrangendo os principais níveis hierárquicos. Num dado momento percebeu que precisávamos de um lema, para sermos mais objetivos e focados.
Às vezes, determinadas definições básicas precisam ser colocadas no papel, para que todos as sigam. Isso não constitui burocracia interna, mas sim disciplina e organização. Então resolvemos adotar o seguinte: ‘Reunir, dialogar, transformar e crescer!’
Qual a razão disso? Acreditamos que para atingir os resultados esperados, precisávamos reunir pessoas, promover intenso diálogo entre elas, buscar transformações de visão e postura, objetivando o crescimento uniforme e harmonioso, pessoal e empresarial. Tenha certeza que isso não é coisa pequena.
Um lema é uma ideia expressa numa frase, que serve de guia ou motivação, para que uma pessoa, um grupo de pessoas ou mesmo uma nação alcancem algo específico. É uma agregação de valores comuns, que justificam uma ação comum. Um lema é uma frase curta, usada como regra básica; é uma bússola destinada a nos orientar de maneira segura e pragmática.
Apenas quatro palavras; apenas quatro verbos, os quais traziam consigo desafios marcantes. A situação requeria ações prioritárias; escolher uma estratégia compatível; possibilitar algumas transformações de posturas; priorizar ações administrativas e operacionais.
Se examinarmos o interior de nossas organizações, perceberemos que muitas delas estão passando pelo mesmo dilema; estão na busca de um lema; estão em busca de transformações de visão e performance. Ou seja: pessoas trabalhando, em diversas áreas, buscando transformações, menos desorganização e mais resultados.
Todos eles estão repletos de boas intenções, porém percorrendo caminhos tortuosos, gerando turbulências desnecessárias. Talvez a verdade maior, escrita em letras minúsculas nas entrelinhas, seja que a desorganização foi gerada porque alguns buscavam a autoproteção de seus egos e a demonstração de autoridade, independente dos interesses maiores das firmas.
Por vezes a boa ordem do serviço é perturbada pela ação de alguns. Outras vezes, identificamos que coisas pequenas estão se sobrepondo aos interesses prioritários das empresas. Não podemos permitir que isso ocorra. Em outras palavras, está faltando um lema, uma bandeira, uma bússola.
Há tantas coisas a serem feitas; coisas objetivas e produtivas. O potencial das equipes habilmente construídas é enorme e não pode ser desperdiçado. É preciso explorar as potencialidades das pessoas, criar um clima adequado para que elas se sintam valorizadas, participativas, respeitadas e integradas.
Que Deus nos ajude enquanto buscamos a capacitação profissional dos colaboradores simultaneamente ao avanço de nossas organizações. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.