Humberto Lago

A contratação de novos funcionários é, tradicionalmente, uma atribuição da área de recursos humanos. No entanto, na maioria dos casos, os gerentes departamentais também são convocados a participar dos processos seletivos.

Como é obvio, gerentes são pessoas que se especializaram em determinados áreas, nas quais possuem expertise. Não se pode comparar a capacitação e experiência das pessoas do RH com a experiência de um gerente departamental, quando se trata de entrevistar candidatos.

Uma de nossas empresas possui em média 10 colaboradores em cada setor, distribuidores em áreas operacionais e administrativas. Percebe-se que os supervisores e gerentes fazem um esforço significativo na entrevista de contratação, embora não possuam a preparação nem o treinamento compatível. Em decorrência disso, estão mergulhados em inquietação e insegurança.

O grande dilema que enfrentamos é o seguinte: Os gerentes foram trazidos para a organização pelo seu conhecimento técnico e profissional. Contudo, a universidade não os preparou para fazer a gestão de pessoas.

A prática confirma que no dia a dia, eles são chamados a: fazer entrevistas de admissão; realizar avaliação do perfil de pessoas; terão de estabelecer padrões de desempenho; terão de liderar, supervisionar e formar equipes sólidas e bem estruturadas. Mas como fazer isso?

A boa gestão de pessoas começa com a entrevista de contratação; continua na integração; segue no treinamento; prossegue na execução das tarefas; no acompanhamento dos resultados etc. As firmas precisam acompanhar os novos colaboradores, inclusive integrá-los com rapidez aos processos internos. Nem todos os funcionários tem orientação para resultados, nem todos gostam de trabalhar com metas, nem todos compreendem o impacto de seus erros.

Como é óbvio, competência numa área profissional não tem nada a ver com habilidades na contratação, supervisão e liderança de pessoas, pois são coisas bem distintas.

Em outras palavras, há gerentes que estão em pânico diante da responsabilidade de trazer resultados através de pessoas, mesmo que ninguém tenha lhe ensinado as lições básicas acima expostas.

Agora experimente trazer essa mesma questão para o interior de sua empresa. Você também tem idêntico problema? Como você está fazendo para resolvê-lo de modo definitivo e eficaz?

Conclusão:  Hoje é o tempo de crescer, atentando nas pequenas coisas. Através delas você pode conseguir resultados expressivos, tais como a redução do giro de colaboradores, aumento da produtividade, diminuição das perdas. Falhas na comunicação é outro problema constante.

Tenho fé de que esta abordagem pode trazer resultados materiais rápidos. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO