Todos gostariam de trabalhar numa empresa, cujo clima empresarial fosse alegre e descontraído; estimulante e acolhedor; prazeroso e promissor.
O ambiente de trabalho, no interior de nossas firmas, é algo que criamos dia a dia, seja pelas nossas atitudes e posturas, seja pelas nossas omissões e negligências.
Todos apreciam ver o clima empresarial se aprimorando, proporcionando aos funcionários prazer em trabalhar, inclusive a satisfação de retornar ao serviço no dia seguinte.
É assim na sua organização? Você poderia nos indicar o nome de alguma organização onde isto está presente?
Todos aspiram ao melhor ambiente de trabalho e de forma contínua; contudo a realidade tem demonstrado que essa mudança não cai do céu, de uma hora para outra, a despeito do desejo ardente de nosso coração.
Pelo contrário, a melhoria do clima interno vem, como consequência de um esforço dirigido; vem de uma busca focada e inteligente. Em outras palavras, precisamos idealizar essa atmosfera e a seguir adotar as medidas adequadas para alcançar esse objetivo.
Recentemente tive uma experiência gratificante nesse sentido. Todos queriam, naquela empresa, uma mudança comportamental das pessoas, envolvendo melhorias no relacionamento interpessoal. Porém muito pouco era feito, de concreto, para que mudanças viessem a ocorrer. E elas tardaram a vir.
O ser humano é propício à mudanças e transformações, desde que lhe sejam dadas razões; desde que um planejamento eficiente lhe seja apresentado; desde que se definam com clareza os objetivos almejados. Se ele for convencido de que o projeto em questão é viável e coerente, então poderá crer nos resultados; então se engajará naturalmente.
Em outras palavras, é imperioso que uma boa ideia seja trazida; que alguém capacitado lidere o grupo; que ele demonstre conteúdo e habilidade. Então ele participará da implementação do projeto. Então um número crescente de pessoas vai participar e a transformação virá!
Transformar a postura das pessoas é algo simples e efetivo; possível e individual; promissor e benéfico. Essa transformação traz grandes resultados, sem custos relevantes. Os medos de insucesso e a inabilidade da liderança inibem muitos de participar de um projeto desses.
Não permita que iniciativas semelhantes sejam censuradas e/ou bloqueadas na sua empresa. Ao contrário, este é o tempo oportuno para que nossos empreendedores e administradores inovem com critério e sabedoria, com ousadia e fé. Nunca diminua a potencialidade de seus colaboradores! Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.