Humberto Lago

A páscoa é a maior festa judaica, instituída por Deus, para sinalizar o fim da escravidão dos israelitas no Egito (por 400 anos), a qual deveria ser celebrada anualmente. É o fim de um ciclo e início de outro, marcado pela ressurreição de Jesus e por sua vitória sobre a morte. Ou seja, foi a libertação pacífica de um povo, rumo a um projeto maior!

Nosso país possui milhares de empresas, que empregam milhões de brasileiros, providenciando-lhes, entre outras coisas, o sustento material de suas famílias. Então penso comigo: Qual é a mensagem da páscoa para nossos empresários e funcionários? Quais suas implicações na vida da nação e seus cidadãos? Qual a maior lição de vida que ela nos traz?

Os cristãos vivem pela crença num Deus soberano, o qual criou, sustenta e gerencia equilibrada e harmonicamente todas as coisas. Quer creiamos ou não, Ele está no comando. A história tem provado que, cedo ou tarde, a liberdade prevalece sobre a tirania. A libertação daquele povo, sem guerra e feridos, foi um marco na história da humanidade.

Nossos empresários e administradores estão sendo convocados a gerir suas empresas com sabedoria e equidade, com competência e ética, com trabalho e liberdade, para que cresçam e se fortaleçam. São valores permanentes, portanto, autossustentáveis. É imperioso que sejam bem geridas, que paguem os tributos e que obtenham lucro.

Elas precisam manter-se competitivas, pelo uso inteligente e eficiente de seus recursos materiais e humanos. Elas possuem uma responsabilidade social intransferível, bem como a atribuição de gerar riqueza. É importante que o mercado se mantenha razoavelmente estável para que venham a cumprir seu papel.

A história humana está repleta de ensinos, bons e maus, os quais estão à nossa disposição. Os bons para serem imitados e os maus para serem evitados. Que nossos diretores e líderes, como também nossas instituições e poderes, tenham a visão clara de sua função na sociedade.

Nossa pátria aguarda ansiosa por dias melhores. A obtenção de riqueza por parte de alguns, não deve implicar no empobrecimento de outros. Há tantas correções e ajustes a serem feitos, tanto no governo quanto na iniciativa privada. Não podemos postergar para a próxima geração os benefícios da riqueza. Necessitamos de auto superação e de resultados imediatos.

Hoje é o tempo de trabalhar com fé e ética; de nos libertar dos medos e fraquezas; de sonhar e ampliar horizontes.  É preciso sair da mediocridade; aprimorar o coração; sermos mais sábios e humildes; avançar com objetivos e prioridades. Mais do que nunca, somos dependentes uns dos outros. Precisamos encontrar novos caminhos, descobrir um propósito superior e prosseguir com a bandeira erguida.

Creio que a páscoa é uma oportunidade de reflexão, rumo à transformação. É um convite a uma nova postura; a vencer os desafios da hora presente. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO