Humberto Lago

Há alguns anos, aquela empresa estava inaugurando uma nova filial. Foi um investimento significativo, numa cidade importante do estado. Todo o projeto demandou pesquisas e estudos cuidadosos. Loja grande, moderna e com localização estratégica. Planejada para oferecer diversos serviços e atender distintos públicos.

Exatamente naquela mesma ocasião ela decidiu projetar o futuro do país, seu crescimento econômico, distribuição da população, examinou as características específicas da região em que atuava. Em seguida ela resolveu reavaliar suas prioridades e visão de negócios.

Até então ela operava tanto com postos urbanos quanto rodoviários. O futuro do país seria mais propício a qual destes dois ramos de atividade comercial? São duas filosofias de trabalho: uma enfoca a população urbana e outra enfoca o transporte rodoviário. Obviamente, elas requerem investimentos variáveis; proporcionam diferentes retornos; envolvem estrutura e quadro de pessoal variado. Em síntese, o grande diferencial entre elas era o volume a ser vendido.

Então ela tomou uma decisão; suas receitas cresceram com vigor; os resultados vieram conforme esperado; e hoje pode afirmar que foi uma decisão sábia! A filial recém aberta foi vendida, sem maiores apegos, devido a um sonho novo e maior!

Todas as empresas atentam para o lucro. Existe o lucro ‘contábil’ e o ‘operacional’ (ou gerencial). Eles são diferentes; de igual forma, vários fatores interferem na formação das margens brutas. Os empresários acompanham o desempenho das organizações; planejam volumes de vendas, preços médios, custos, despesas operacionais e por fim o lucro mensal.

A experiência tem me ensinado que o mais importante de tudo não é o lucro contábil nem o lucro operacional. Uma boa gestão deve enfatizar o ‘retorno do investimento’! Este é o conceito ideal para todo o tipo de atividade comercial. Ele é o melhor e mais oportuno para avaliar o desempenho empresarial.

Se o seu lucro mensal subir de 4% para 5%, isso não significa que sua performance está perfeita. Pelo contrário, seu lucro contábil ou operacional somente será bom e adequado, se ele for compatível com o retorno sobre o investimento. Este ultimo conceito (Roi) é o principal; este deve ser buscado; este deve orientar suas decisões.

A Covid 19 passou; veio a inflação; a explosão dos preços das commodities e do petróleo; existe o fator guerra (Rússia x Ucrânia). E a normalidade dos mercados tarda em chegar. São tempos difíceis, que exigem de nossos empresários: competência, flexibilidade, criatividade e critério.

Os mercados estão deprimidos; sabemos que as margens operacionais e lucratividade não são as ideais. Contudo, é imperioso prosseguir. Somos convidados a trabalhar com perseverança; a ter fé de que novos e melhores tempos virão. Precisamos liderar com pragmatismo até que as turbulências passem. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

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