Você conhece alguma empresa cuja política é praticar, sistematicamente, preços mínimos em seus produtos e/ou serviços? Reconheço que esta é uma pergunta incomum…
Há um nível de preços que, se praticado, vai levar sua empresa, no final do mês, ao ponto de equilíbrio. É importante conhecê-lo, bem como acompanhar sua evolução, pois esta é uma informação relevante. É um indicativo da qualidade de sua administração. Embora bem poucas empresas façam isso de modo regular, o ponto de equilíbrio contém dados úteis para uma boa gestão empresarial.
Há também outro nível de preços, na atual conjuntura, praticado por várias organizações, que estão se aproveitando das circunstâncias para maximizar seus lucros de forma inconsequente. Isso é abusivo, oportunista e muito triste porque, cedo ou tarde, elas serão punidas com rigor pelos consumidores.
E há também um nível de preços, que gera um retorno adequado para o capital investido, política esta acertada e justa, coerente e sábia, a qual deveria ser adotada por todos os agentes econômicos.
Esta última hipótese é a postura correta porque: 1.-Entende que o consumidor deve pagar um preço justo; 2.-Não devemos desestabilizar o mercado com decisões impróprias e inoportunas; 3.- O consumidor tem direitos os quais precisam ser respeitados; e 4.-Agindo assim as empresas irão contribuir para a sustentabilidade dos negócios e para a estabilidade dos mercados.
É uma insensatez gerencial manipular os preços à custa dos clientes, quaisquer que sejam os motivos, meios e formas empregados. Nenhum cliente é tolo; eles percebem quando estão sendo explorados; eles sabem como reagir a isso.
Sua firma existe para atender e satisfazer os clientes. Os clientes são aliados seus de todas as horas. Você precisa mais deles do que eles de você! Ignorar, desprezar ou negligenciar esta verdade será fatal para seu negócio.
Em períodos de inflação alta, todos procuram proteger seus ativos e minimizar as perdas monetárias diante da desvalorização da moeda. Nesta situação, a tomada de decisões tem de ser criteriosa e não precipitada. Há pessoas que se deixam levar pelo egoísmo e imediatismo.
Gostaria de convidar você, amigo empresário ou gestor, a praticar os menores preços possíveis, desde que eles proporcionem o retorno justo do capital investido! Experimente fazer isso por três meses e então avalie os resultados.
Administrar empresas é uma arte. Nem todos dispõem deste dom. Às vezes falta coragem no meio das pressões. Tomar decisões sábias e pertinentes é uma tarefa exaustiva. Às vezes falta iniciativa, provocada pela insegurança, uma vez que o medo é maior do que a capacidade de inovar. O empresário brasileiro é um forte, quer concordemos ou não com esta afirmação! Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.