Há algumas empresas que se dedicam a pesquisar e acompanhar a atuação de seus concorrentes.
O que você sabe a respeito de seus concorrentes? O que você mais admira neles? Quais práticas operacionais dos concorrentes poderiam ser trazidas para sua empresa?
O acompanhamento da atuação e desempenho de seus competidores é uma necessidade empresarial sistemática. Em primeiro lugar porque ela demonstra um espírito de humildade, de sua administração; e em segundo lugar, porque seria uma perigosa displicência profissional ignorar suas políticas de negócios.
Vivemos tempos difíceis e incertos na atividade econômica. As ameaças de recessão crescem e contagiam o ânimo. Não estar atento e bem informado do que está se passando no mundo econômico é uma insensatez.
O acompanhamento da atividade de seus competidores é, pois, um dever de todo o empresário. Ao fazer isso, você irá descobrir como estão sendo tratadas questões básicas da indústria, comércio e prestação de serviços. É possível que sua organização ignore algumas dessas práticas operacionais.
Há lições diárias a serem aprendidas; há descobertas que precisam ser feitas; há iniciativas e posturas, de reconhecida validade, que precisam ser incorporadas por sua firma. E você só irá descobri-las se resolver fazer este tipo de pesquisa.
Quando se acompanha as políticas de preços, as práticas comerciais, as regras básicas do crediário, os encargos financeiros das vendas a prazo…, você aprenderá ensinamentos preciosos.
Aquelas organizações que de tempos em tempos se dedicam a acompanhar as operações de seus concorrentes são sábias e profissionais. Obterão informações importantíssimas e úteis para a evolução de seus negócios.
Não é tarefa fácil ser um bom gestor. Não é fácil ter uma visão empresarial compatível com a conjuntura. Não é fácil montar, conservar e desenvolver uma boa equipe de colaboradores. Não é fácil liderar pessoas e negócios. A despeito disso, é preciso avançar e motivar as equipes.
Acompanhar a evolução da participação percentual no mercado, quando se refere à concorrência, é um ótimo indicador. Mesmo assim, importa cercar-se de pessoas competentes e dispor de um bom sistema de comunicação.
Se eu pudesse trazer uma palavra aos nossos empresários e gestores, ela seria: Avance, trabalhe, tenha fé, seja focado, forme uma equipe, estimule a criatividade. Sua coragem gerencial precisa ser maior do que os medos e riscos do negócio. Nunca deixe de acompanhar o desempenho de seus concorrentes. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.