O governador Marcos Rocha participou, na noite desta quarta-feira, 20, da convenção estadual do Partido Social Cristão (PSC), a primeira a ser realizada em Rondônia, no município de Ouro Preto do Oeste.
Na oportunidade, lideranças do PSC formalizaram apoio à Marcos Rocha, que tenta a reeleição e seu nome deve ser sacramentado na convenção de sua sigla partidária, o União Brasil, que ocorrerá neste domingo, 24, em Porto Velho.
Entrevistado na convenção pela reportagem do Extra de Rondônia, Rocha fez um balanço de suas ações à frente do Executivo Estadual nesses três anos e meio de mandato.
“Pegamos um Estado que estava no teto de gastos, com necessidades orçamentárias e financeiras. E, graças a Deus, conseguimos resolver grande parte delas. Conseguimos sanar um problema sério que estava no Iperon, com servidores sem aposentadorias. Conseguimos comprar viaturas e equipamentos novos. Vivendo uma pandemia, conseguimos transformar a economia do nosso Estado. Hoje temos capacidade de pagamento, solidez fiscal, compromisso com as contas públicas. Somos nota ‘A’ em transparência de gastos contábeis. Nesse sentido, Rondônia ficou em quarto lugar nacional e primeiro na Região Norte. Conseguimos comprar um hospital de alvenaria durante a pandemia, enquanto em alguns locais compraram hospital de lonas, que não existe mais. Compramos um hospital de verdade, que hoje atende 30 pessoas por dia fazendo cirurgias”, explicou.
Ele complementou seu raciocínio falando de programas em andamento nos municípios e, especificamente, citou Vilhena.
“Criamos os programas ‘Amparo’, ‘Mamãe, Cheguei’ e outros. Estamos executando a ‘Rodovia do Boi’ que serão 190 km. Todos os recursos estão sendo aplicados nos projetos ‘Tchau, Poeira’, ‘Governo no Campo’, ‘Governo na Cidade’, e não existe nada de empréstimo; é recurso próprio do governo do Estado. Em Vilhena, por exemplo, temos a nova usina de asfalto, que faz muito asfalto por dia, para aplicar em todos os municípios do Cone Sul. Isso é desenvolvimento. Fizemos a ‘Rondônia Rural Show’ que arrecadou quase R$ 3 bilhões na maior feira do agronegócio da Região Norte. Ou seja: estamos avançando e fizemos muito. Tudo com recursos próprios. Todos os professores têm notebook para poder planejar suas aulas. Sou professor também e sei que os profissionais necessitam. Conseguimos atender o PCCR, com o piso nacional aos professores e outras categorias, como melhorias salariais aos policiais”.
Ao falar de forma breve a questão do nome indicado para ser vice na sua chapa, Rocha disse que “todos os dias peço a Deus orientação. Há vários nomes maravilhosos para poder fazer parte”.
Finalmente, o governador destacou um compromisso de campanha na eleição anterior, relacionado ao combate da corrupção. “A gente já provou que, sem prometer, temos feito muito. Sem promessas, mas com compromissos. Falei em 2018 que lutaria contra a corrupção e que assim apareceriam recursos. Rondônia tem a primeira delegacia de Combate à Corrupção do país criada em 2019”, encerrou.