Prefeito explicou gestão em São Felipe / Foto: Divulgação

Nesta semana, o Extra de Rondônia convidou vários prefeitos a participar de uma série de entrevistas fazendo um balanço destes primeiros 18 meses de gestão.

As entrevistas seguirão um padrão único, e na medida em que o material for sendo encaminhado ao site será publicado.

O primeiro a aceitar responder ao questionário foi o prefeito Sidney Borges de Oliveira, o popular Ney da Paiol (PSD), de São Felipe, que está exercendo seu primeiro mandato.

EXTRA DE RONDÔNIA – Quais são as suas realizações principais nesta primeira etapa do mandato?

NEY DA PAIOL – Foram várias as nossas ações neste início de gestão, dada a quantidade de demandas que nos deparamos no início do mandato, que aconteceu, é bom frisar, em plena crise da pandemia. Mas quero destacar aqui duas iniciativas que considero como as principais: a valorização dos servidores municipais, com a criação de um plano de gratificação por produtividade, além de termos dobrado o valor do vale-alimentação, ações que promoveram pelo menos parcialmente o resgate dos salários, que estavam muito defasados; e o outro feito foi a reformulação de nosso parque de máquinas, que se encontrava totalmente desconectado com as nossas necessidades, e hoje está à altura da demanda do Município, inclusive com equipamentos que nunca tivemos aqui, como um Bobcat (espécie de Pá-Carregadeira), um caminhão compactador de lixo, e um rolo compactador. Com a atenção ao funcionalismo e dispondo de maquinaria para o trabalho, São Felipe certamente avançou.

 

EXTRA – Quais foram os maiores desafios deste período?

NEY – Sem dúvida a questão orçamentária. Trabalhamos desde o início da gestão com praticamente a mesma previsão orçamentária, dentro de uma realidade econômica onde a inflação é um tremendo problema. Só para exemplificar, quando assumimos o preço da gasolina era R$ 4,70 e agora passa de R$ 8. Então, este foi o desafio, conseguir equilibrar despesas e receitas de forma a respeitar o orçamento e o limite do teto de gastos e ao mesmo tempo realizar ações de enfrentamento às nossas demandas. Isso só se consegue com apoio de uma equipe técnica competente, com servidores motivados e muita organização e bom senso.

 

EXTRA – O que o senhor gostaria de já ter realizado, porém ainda não conseguiu?

NEY – De pronto penso em duas coisas que eu queria já ter feito, porém são demandas caras, que requerem aporte de recursos bem altos, além de a superação da burocracia da legislação ambiental. Estou me referindo a urbanização de uma lagoa no Distrito de Novo Paraíso e o mesmo tipo de ação num brejo que existe em nossa cidade, que aliás é uma coisa muito feia e que aborrece os moradores de São Felipe, pois deixa muito feia a nossa paisagem. Porém, como eu disse, demandam muitos recursos e estamos enfrentando muitas barreiras burocráticas. Mas tenho convicção que iremos conseguir apoio financeiro para os empreendimentos e vamos superar, dentro da legalidade e correção, os entraves burocráticos.

 

EXTRA – Como está a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo em seu Município, e de que forma os integrantes da Assembleia Legislativa e bancada federal estão apoiando a sua gestão?

NEY – Começando pela relação institucional local, posso dizer que é a melhor possível, com Executivo e Legislativo trabalhando juntos e afinados em benefício de nossa população. Existe um profundo respeito, diálogo e transparência total entre os poderes, tanto que até mesmo em ações que competem exclusivamente à administração eu faço questão de comunicar aos vereadores e manter o diálogo aberto para sugestões e propostas para melhorar nossa gestão. Já com relação ao apoio externo, devo dizer que São Felipe conta com parceria total da bancada federal e da Assembleia Legislativa, suporte este traduzido na forma de emendas com recursos destinados aos mais diversos setores da administração, algo que vem sendo fundamental para o desenvolvimento de nossas ações. Quero destacar aqui o apoio do deputado federal Expedito Netto e do deputado estadual Laerte Gomes, ambos companheiros de partido, que não medem esforços para nos apoiar na administração, e em nome deles agradecer a todos os demais integrantes dos legislativos estadual e federal pela atenção dada ao nosso Município.

 

EXTRA – Tendo em vista o que já foi executado neste um ano e meio, vai ser possível que o senhor consiga cumprir seus compromissos de campanha?

NEY – Se Deus quiser, afinal compromissos têm de ser cumpridos. Trabalharei diuturnamente para que a gente execute todo o nosso projeto apresentado na campanha e ainda mais.

 

EXTRA – O que a população de sua cidade pode esperar do prefeito para o restante do mandato?

NEY – Muito empenho e dedicação, além de compromisso com a nossa população. Já fizemos muito e faremos muito mais ainda. Não mediremos esforços para buscar recursos para melhorar a pavimentação, asfaltando 100% da cidade, vamos promover as obras urbanização que citei anteriormente, vamos construir a nossa tão sonhada praça da cidade e faremos mais. Não mediremos esforços para honrar com trabalho e desenvolvimento a confiança que o eleitorado de São Felipe depositou em nós nas eleições de 2.020.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO