O mercado de um produto ou serviço, num certo período, é determinado pela soma da participação de todas as empresas que o comercializam.
A participação no mercado é obtida considerando a soma do valor das vendas mensais de cada integrante. Portanto, uma vez computados os dados respectivos, fica evidenciada, em reais e percentuais, a participação de cada um deles. Para alguns produtos de valor maior, às vezes este acompanhamento é feito também em unidades faturadas (carros, caminhões, tratores).
Você pode, também, fazer o acompanhamento dos níveis de mercado por cidade, região ou país. Como o volume de vendas varia mensalmente, de empresa para empresa, percebe-se que esse índice oscila muito.
Conhecer a evolução do mercado de seus principais produtos e/ou serviços não é algo desejável, mas sim de vital importância, tanto para os proprietários quanto para os gestores. Adicionalmente, saber como sua empresa está posicionada no mercado, é outra informação relevante e insubstituível.
De posse destes relatórios você poderá rever suas estratégias de venda, fixar com critério suas margens operacionais, analisar o valor de cada ponto percentual do mercado (investimento e retorno), preparar projeções financeiras mais eficazes.
A propósito, sua organização sabe hoje qual é sua participação percentual no mercado? Esse percentual está crescendo, estável ou tem diminuído nos últimos meses?
Seria uma insensatez gerencial ignorar ou menosprezar uma informação tão valiosa. Este tipo de pesquisa pode desvendar aos seus olhos, por exemplo, se o mercado está crescendo, enquanto sua firma, no mesmo período base, está reduzindo sua participação nele! Isso seria sintomático de que há algo errado e urgente com sua companhia.
Se a avaliação de sua gestão empresarial é boa, ela só poderá ser confirmada se você dispuser dos dados acima citados. A disponibilidade destas informações de mercado é um instrumento de muito valor.
Os maiores setores da economia brasileira priorizam a coleta destes dados, porque eles são imprescindíveis a uma boa administração. Conhecer e acompanhar a evolução dos mercados é básico na atividade econômica.
Às vezes organizações de classe lideram a criação deste tipo de pesquisa, porque tem interesse nela, a fim de oferecer um suporte mais amplo e adequado aos seus associados, na presente conjuntura.
Espero que a visão empresarial e os padrões de desempenho dos nossos empresários e administradores, sejam grande o bastante, para comprovar a relevância e oportunidade das pesquisas de participação no mercado, como poderosa ferramenta de trabalho. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.