Sei de uma pessoa que começou a trabalhar na semana passada, com carteira assinada. Portanto, foi um dia marcante em sua vida. Cada um de nós já passou por essa experiência. Você se lembra de como foi seu primeiro dia no emprego?
Trabalho é um conjunto de atividades produtivas ou criativas, que o homem exerce, objetivando atingir determinado propósito. O trabalho não é um peso a carregar, mas um caminho a percorrer, repleto de oportunidades de autodesenvolvimento.
O impacto causado num jovem no primeiro dia de trabalho é semelhante ao impacto causado num estudante universitário, no início do ano escolar: inusitado e assustador!
O trabalho dignifica o ser humano, enriquece o intelecto, traz consigo oportunidades e responsabilidades, desenvolve habilidades pessoais, valoriza a profissão, gera renda, produz poupança etc.
Trabalho, capital e renda, potencializados pelo sistema de comércio, são apontados como fatores que promovem a geração de riqueza nos países.
Alguém pode dizer que é um direito de todo cidadão, a ser ofertado sistematicamente pela iniciativa privada ou pelo serviço público (país, estado e município). Alguns veem o trabalho como uma necessidade pessoal; outros o veem como fonte de realização pessoal, liberdade e justiça. Ou seja, distintas pessoas têm visões diferentes dele.
Creio que os pais e os mais velhos precisam compreender que tem a obrigação de repassar aos filhos e filhas, uma visão correta, ampla e construtiva da importância do trabalho (ou emprego). Não podemos ser omissos nem displicentes, sob pena de limitar os horizontes profissionais e os sonhos de uma geração.
Há uma ansiedade natural, na mocidade, diante dos desafios da vida. Necessitamos auxiliá-los e motivá-los, em suas decisões pessoais e profissionais. É preciso ensiná-los a pescar em vez de presenteá-los com peixe.
A propósito, qual foi a visão repassada a você, por seus pais, quando ingressou na atividade econômica? Na sua avaliação, você foi bem instruído ou perdeu algum tempo enquanto se posicionava corretamente na carreira profissional?
Eu e você devemos ter sempre humildade e coragem de discutir nossos erros e/ou dificuldades. Isso se chama sensatez. Todo ser humano deve trabalhar para ganhar seu sustento. O trabalho é uma bênção e não maldição. As pessoas devem saber que a qualidade do seu trabalho diz muito sobre quem elas são. A boa remuneração no trabalho é consequência do que você está ofertando ao seu empregador mensalmente.
Por entender que este é um assunto palpitante, trouxe-o para nossa reflexão. Precisamos estar abertos e receptivos para aprender lições de vida e crescer; de igual forma, a cometer o menor número de erros. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.