A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 3,a operação Fragmentado visando coibir crimes de tráfico de drogas, lavagem de capitais e associação criminosa.
Foram compridos 3 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nas cidades de Porto Velho e Guajará-Mirim, expedidos pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Porto Velho.
As investigações tiveram início com a prisão em flagrante de duas pessoas que portavam documentos falsos, sendo que o veículo que dirigiam estava registrado sob um dos nomes falsos que criaram. Posteriormente, a Polícia Federal encontrou mais de R$ 350 mil escondidos no estepe do veículo que havia sido apreendido junto com os presos. O dinheiro possivelmente tem origem no tráfico de drogas.
Através de diligências investigativas descobriu-se que os investigados adquiriram outros veículos utilizando-se dos nomes falsos, e que chegaram a abrir uma conta bancária sob o falso nome. Os veículos, bem como a conta bancária, também foram sequestrados na deflagração da operação.
Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de capitais (Artigo 1º, Lei 9613/98) e associação criminosa (Artigo 288 do Código Penal), cujas penas máximas somadas chegam a 13 anos.
O nome da operação faz referência as duplas identidades que possuíam os investigados, que se utilizavam de documentos falsos para encobrir sua atividade criminosa.