A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 11, a operação “Double Tap”, que investiga o crime de armazenamento de materiais relacionados ao abuso sexual infantojuvenil pela internet.
Os policiais federais cumpriram um Mandado de Busca e Apreensão em um endereço em Ariquemes/RO.
As investigações foram iniciadas em junho deste ano e a partir de técnicas especiais de investigação foi possível identificar o suspeito de adquirir fotos e vídeos com conteúdo relacionado ao abuso sexual infantojuvenil, principalmente através de grupos de aplicativos de troca de mensagens, utilizando a rede mundial de computadores.
O Mandado foi expedido pela Justiça Federal de Porto Velho/RO, e foi cumprido na residência do investigado. Durante o cumprimento da medida, foram encontrados vídeos contendo pornografia infantil em um dos celulares do suspeito, que foi preso em flagrante delito. Após os procedimentos legais, o preso, que não pagou a fiança arbitrada, foi encaminhado ao presídio local, ficando à disposição da Justiça Federal.
Os dispositivos eletrônicos apreendidos serão periciados pelo Setor Técnico-Científico da Polícia Federal – SETEC e analisados pelo Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos de Rondônia – GRCC/RO.
A operação, denominada “Double Tap”, é uma alusão à técnica de tiro em que dois disparos bem orientados são realizados no mesmo ponto em frações de segundo, em comparação à forma com que o investigado foi identificado rapidamente em duas linhas de investigação distintas, que acertaram o mesmo alvo.