Festival do Tambaqui/Foto: Divulgação

No dia 4 de setembro, acontecerá a 3ª edição do Festival do Tambaqui da Amazônia, tido como o maior evento de peixe assado do mundo, que será realizado em Porto Velho e demais municípios de Rondônia.

Serão assadas mais de 15 mil bandas do peixe durante o evento, que tem como premissa, expandir o mercado do Tambaqui, incentivando seu consumo e gerando oportunidades para a cadeia produtiva da piscicultura.

Em 2021, o festival contou com a participação de 26 capitais, além do Distrito Federal e mais 30 municípios de Rondônia, sendo assadas 34.050 bandas de tambaqui em todo o país, com a arrecadação total de R$ 680 mil.

Neste ano, o evento passa a ter o status de evento internacional, pois além de ser realizado em Porto Velho e nas nove capitais da Amazônia Legal, o Festival do Tambaqui da Amazônia também acontecerá em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

TICKETS

Em Rondônia, as vendas das bandas de tambaqui começaram na quarta-feira (10), cada ticket custa R$ 20 e pode ser adquirido presencialmente nos escritórios da Emater – nos municípios e em Porto Velho, na Seagri, localizada no 3° andar do Edifício Rio Jamari, no complexo do Palácio Rio Madeira – PRM.

Rondônia ocupa atualmente a 3ª posição no ranking nacional de produção de peixes e a primeira na produção de peixes nativos em cativeiros. O Tambaqui é um dos símbolos do Estado e conquista cada vez mais o paladar dos brasileiros e o de outras nações. O peixe já é consumido nos Estados Unidos e é porta de investimentos em diversos países.

O FESTIVAL

A iniciativa em realizar o evento nasceu da Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia – Acripar, no ano de 2017, em Ariquemes. Desde o ano de 2019, o evento é realizado em parceria com o Governo do Estado de Rondônia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – Sebrae, sendo o valor arrecadado doado às entidades sociais sem fins lucrativos.

O gestor da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Janderson Dalazen, enfatiza que o Festival do Tambaqui da Amazônia é uma estratégia para a promoção do pescado pelo Brasil e o mundo. “É uma porta de entrada para a exportação do peixe, além de mostrar que nosso Estado pode ser uma potência do agronegócio, pois o Tambaqui é uma excelente fonte de vitamina animal, que pode ser produzida com eficiência e sustentabilidade”.

Para o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, Avenilson Trindade, “o Festival do Tambaqui tem como objetivo promover o produto, abrangendo além de Rondônia, as demais unidades federativas e os Estados Unidos, para divulgar o peixe de forma ampla. É um ganho de renda para o produtor, pois é um produto emblemático para a nossa economia e com isso, teremos o fortalecimento da cadeia produtiva e a atração de novos investimentos”, finaliza.

Festival do Tambaqui/Foto: Divulgação
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO