No julgamento virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) que irá decidir o destino da candidatura de Ivo Cassol (PP), que começou na madrugada desta sexta-feira, o ex-governador já começou em desvantagem: o ministro Alexandre de Moraes, que havia pedido vistas para avaliar com mais cautela o assunto, proferiu parecer desfavorável ao político rondoniense.
O voto de Moraes é importante dado o peso de sua argumentação e tende a ser seguido por seus pares.
Trata-se do prosseguimento do julgamento que começou no dia 12 de agosto, e estava suspenso em virtude do pedido de vista de Alexandre.
O caso que se relaciona com a liminar concedida monocraticamente pelo Ministro Kássio Nunes Marques que permitiu que Ivo se apresentasse como candidato na convenção de seu partido e posteriormente ingressasse com pedido de registro de candidatura junto ao TRE, que diga-se, foi aprovada em âmbito estadual
Agora, o caso segue sendo apreciado pelo Pleno do STF, que tem até o dia 02 de setembro para decidir de vez a questão. Enquanto isso, Ivo Cassol prossegue em sua campanha eleitoral com essa dúvida acerca de sua situação quanto a elegibilidade pairando sobre o eleitorado.
>>> Confira a íntegra do despacho de Alexandre de Moraes:
VOTO DO MINISTRO