Revisão da carga tributária e dos entraves ambientais, essa é a proposta apresentada por Jaime Bagattoli para fomentar a geração de emprego e renda no Estado.
As revisões foram apresentadas pelo candidato do PL nesta semana, durante uma entrevista à Rádio Planalto, em Vilhena.
“Uma de nossas propostas centrais é a geração de emprego e renda. Para isso, temos que ter uma atenção especial para o setor produtivo e o pequeno comerciante que sofrem com a alta carga tributária do país”, afirma.
A pauta, segundo o candidato, é urgente e deve ser priorizada pelo Senado a partir do próximo ano. “É um tema em que teremos de nos debruçar de qualquer jeito. O tema da carga tributária não poderá ser adiado, pois está diretamente ligado ao investimento de pequenas e grandes empresas”, explica.
Para o candidato, o tema da carga tributária está diretamente ligado a outra proposta: a de instalação dos polos industriais em municípios do interior de Rondônia.
“Aqui no Cone Sul, por exemplo, cabem, pelo menos, duas plantas industriais, uma de suíno e uma de aves. Só que precisa haver um envolvimento muito grande dos empresários de todo o Estado e, primeiramente, da classe política para discutir essa revisão”, acredita.
Por fim, o candidato chama atenção às questões ambiental e fundiária no Estado. Segundo ele, os entraves nessas duas áreas castigam, sobretudo, os pequenos produtores.
“Ainda existe muita burocracia para conseguir uma licença ambiental, por exemplo. Só que um dos maiores entraves continua a ser a questão da regularização fundiária. Estive no Vale do Jamari, recentemente, e acredito que quase 90% dos pequenos e médios produtores daquela região têm problemas com a regularização fundiária. Isso precisa ser solucionado”, finalizou.