Kim Mansur Yano e Eder Mucuta / Foto: Extra de Rondônia

Em visita a redação do Extra de Rondônia na manhã desta terça-feira, 06, Kim Mansur Yano (secretário municipal de saúde) e Eder Mucuta (servidor que gerencia o sistema da Unidade de Pronto Atendimento-UPA) explicaram os motivos pelo qual os atendimentos atrasaram e geraram polêmica nas redes sociais em Vilhena.

Segundo Eder, nessa segunda-feira, 5, foi implantado um novo sistema hospitalar, no qual faz parte da recepção, triagem e médico.

“Esse novo sistema respeita a classificação de risco e ontem acabamos tendo uma demanda em torno de 400 atendimentos. Infelizmente, tivemos atraso. Mas também tivemos algumas pessoas que agiram de má fé, que passavam pela triagem, o médico chamava, aguardava e o paciente não respondia. Foi aí então que tiraram fotos e gravaram vídeos que depois polemizaram nas redes sociais. Mas tivemos muito elogios também, até porque sabemos que esse novo sistema será pela melhoria da população. Mas, a partir de hoje, o médico irá chamar o paciente 2 ou 3 vezes. Não comparecendo, teremos que chamar o próximo para não superlotar novamente”, explica Eder.

O secretário de saúde também enfatiza que o objetivo é que esse novo sistema traga mais transparências nos serviços prestados a população.

“Com ele, conseguimos acompanhar tudo: controlar quanto tempo o paciente demora em ser atendido, quanto tempo o médico demora em realizar o atendimento e, com isso, terá uma grande melhoria. Vão existir situações que não são verídicas e agora, com o novo sistema, vamos conseguir provar”, finaliza Kim.

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