Equipe da SEDAM de Vilhena / Foto: Extra de Rondônia

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam está promovendo ações de conscientização da população contra as queimadas, no Cone sul de Rondônia. Durante o evento realizado a sensibilização com população sobre a necessidade de evitar queimadas urbanas e florestais.

O Setembro Cinza tem por finalidade reforçar a importância da conscientização da população e auxiliará na concretização das ações de proteção ambiental e em prol da prevenção de queimadas.  Esse é o objetivo da LEI N° 5.281, DE 12 DE JANEIRO DE 2022, Institui o Setembro Cinza no âmbito do Estado de Rondônia.

Durante as atividades, a Sedam realizou palestras educativas com estudantes de ensino médio e fundamental, para conscientizar sobre os riscos que as queimadas causam, e como a população pode fazer quando identificar um foco de queima  “A problemática das queimadas afeta negativamente não apenas o meio ambiente como também a saúde da nossa população,” afirmou Maiara Oliveira, gerente do escritório da Sedam em Vilhena.

Além de causar danos ao meio ambiente, com plantas e animais em perigo, o período de queimada também provoca danos à saúde, principalmente as pessoas que possuem problemas respiratórios com asma, bronquite e outros “É importante levar estas ações para todos sobre os riscos das queimadas, principalmente as crianças e idosos compõe os grupos que sofrem os maiores impactos negativos com as doenças respiratórias” reafirmou a gerente.

Além das campanhas de conscientização, as fiscalizações foram intensificadas para os combates ostensivos as queimadas junto com a Coordenadoria de Proteção Ambiental, através das fiscalizações para coibir os focos de queimada, e quando identificado o descumprimento da legislação, o munícipe é responsabilizado.

As ações de educação ambiental serão realizadas durante todo mês de setembro, em escolas, comunidades rurais.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO