Você, que é um diretor empresarial, concordaria em envolver seus funcionários, nos três maiores e mais urgentes problemas de sua firma, na expectativa que pudessem encontrar uma solução e a seguir resolvê-los?
Alguns afirmarão que na diretoria estão as pessoas competentes e experientes para solucioná-los, de maneira rápida e eficaz, quer se tratem de problemas operacionais, financeiros ou administrativos, porque eles foram capacitados para isso. Portanto, sereia uma temeridade tomar uma iniciativa destas!
Outros entenderão que a organização deve, sim, envolver seus colaboradores, no encaminhamento destas questões, quer tenham sido geradas na área de produção, vendas ou geral, pelos motivos abaixo listados:
1.-Os funcionários reconhecerão tratar-se de uma oportunidade única é incomum de poderem demonstrar suas qualidades profissionais, potencialidades e garra. Como consequência, irão se dedicar inteiramente a esses problemas;
2.-Os funcionários sabem que este exercício lhes dará uma chance de demonstrar suas capacidades, pragmatismo e força. Portanto, eles se empenharão ao máximo para resolvê-los. É provável que tais problemas sejam levados da organização para suas esposas (os) e lares;
3.-Os funcionários se motivarão de tal forma a superar as adversidades e limitações pessoais. Eles serão humildes, buscando o conselho dos sábios e a inteligência dos mais experientes. O foco e a prioridade é encontrar soluções factíveis e eficazes;
4.-Por certo eles irão buscar informação e aprender a encontrar soluções para os problemas empresariais, como algo contínuo. Eles descobrirão a importância do trabalho em equipe; desenvolverão a liderança interna; descobrirão a ter critério nas avaliações e saber priorizar.
Devo dizer aos empresários, gerentes e amigos leitores que passei por duas destas experiências, uma delas no primeiro semestre deste ano, com resultados excelentes. A avaliação final dos participantes confirmou que todos ficaram satisfeitos e encantados com o projeto.
É impressionante como um exercício destes tem o poder de reunir as pessoas, agregar valor, motivar e desenvolver as potencialidades dos colaboradores. Eles pareciam estar turbinados, compenetrados, cheios de auto estima, não querendo cometer erro algum. A falta de delegação inibe o crescimento das pessoas. Nunca deixe de acreditar nas potencialidades de seus funcionários.
Recomendo que sua empresa faça uma experiência dessas e você se surpreenderá com os resultados, bem como com o retorno do investimento. Os cristãos afirmam que Deus é a força e a motivação que o coração humano necessita para vencer as dificuldades. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.