MOVIMENTO
O Ministério Público do Estado de Rondônia está atuando na campanha de vacinação direcionada a toda população a partir dos seis meses de vida, residente nos municípios situados em regiões de fronteira.
INDICAÇÃO
Em uma reunião realizada na Agência de Vigilância em Saúde, o Ministério Público traçou algumas estratégias para difundir a campanha e conscientizar a população sobre a ação.
MAPEAMENTO
Ficou definido que cada município identificará os locais estratégicos e com facilidade de acesso para a população, bem como o horário de funcionamento dos locais de vacinação, que operarão das 8h às 17h, e será realizada nas zonas urbana e rural.
VACINAS
Serão aplicadas as seguintes vacinas: poliomielite; pentavalente; tríplice viral; pneumocócica 10 valente; febre amarela; hepatite B; Influenza e Covid 19.
MUNICÍPIOS
Os alvos da campanha são as cidades de Porto Velho, Costa Marques, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, São Francisco do Guaporé, Alta Floresta, Pimenteiras, Cabixi e Alto Alegre dos Parecis.
ESPECIALIDADES
O candidato do PL, senador Marcos Rogério, detalhou suas propostas para resolver os problemas da saúde em Rondônia. Ele explicou que além de contratar o setor privado para zerar a fila da regulação, será preciso construir Centros de Especialidades Médicas e de Diagnósticos em cidades polo do interior do Estado.
MAIS OPÇÕES
Rogério diz que é preciso o credenciamento de entidades filantrópicas e a rede privada para acabar com a fila da regulação. Rondônia estaria hoje mais de 200 mil pessoas aguardando há muito tempo por uma consulta, exame ou cirurgia.
MEDIDA
O candidato explica que a estabilização do setor de saúde exige que se dê um passo adiante, com a construção de estruturas definitivas para o atendimento da população.
COMPLEMENTAÇÃO
Marcos Rogério entende que o setor privado deve ser buscado para complementar a estrutura pública, mas que é imprescindível aparelhar o Estado com boas condições de atender a demanda permanente de sua população.
AVALIAÇÃO
Marcos Rogério destaca que serão selecionadas, por critério técnico, as regiões que receberão os Centros de Especialidades e de Diagnóstico. “Além de Porto Velho, regiões como a Ponta do Abunã, Guajará-Mirim, Ariquemes, Buritis, Jaru, Ji-Paraná, São Francisco do Guaporé, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena precisam dessas estruturas”, afirma.
AVANÇOS
Já o candidato Marcos Rocha tem destacado que investimentos e fomento à Educação Profissional avançaram no Cone Sul, na sua gestão.
MELHORIAS
O candidato aponta que a ampliação de salas de aula, construções e reforma geral em escolas têm sido fortalecidas nos últimos anos, no setor de Educação de Vilhena e demais cidades da região.
OUTRAS
As ações teriam sido fortalecidas pelo Governo de Rondônia, que estariam também sendo estendidas para mais escolas estaduais, com entregas de equipamentos e materiais pedagógicos, com objetivo de beneficiar diretamente a população.
PONTUAL
Ainda sobre o Cone Sul, Marcos Rocha destacou o projeto “Educação Sobre Rodas” que possibilitou a formação profissionalizante pelo curso de Imagem Pessoal, inicialmente em Vilhena, tendo 280 matrículas realizadas.
PONTUAL 2
No município, as obras de infraestrutura em nove escolas estaduais teriam influenciado na qualidade do ensino. A cidade tem mais de R$ 1 milhão investidos, a exemplo da construção de salas de aula na Escola Maria Arlete e na Escola Paulo Freire, com construção de banheiros, troca de pisos, pintura geral e serviços no Centro de Educação de Jovens e Adultos – Ceeja e na Escola Professor Luiz Carlos.
EM ANDAMENTO
A Organização Não-Governamental (ONG) Doutores da Amazônia, em parceria com várias entidades indígenas, estão realizando uma série de ações com o objetivo de promover a cidadania em áreas indígenas. As atividades começaram ontem e vão até 22 de outubro na terra indígena 7 de setembro, localizada na região de Cacoal.
SAÚDE
A missão em terras indígenas propõe prestar atendimentos médicos, odontológicos, assistência de enfermagem e farmacêutico, fisioterapia e psicológica aos indígenas Paiter Surui, contemplando também mais 11 povos.
EQUIPE
Para isso, a equipe da ONG Doutores da Amazônia vai atuar com 35 voluntários. A instituição estabeleceu como meta o atendimento de pelo menos 1000 indígenas, com a anuência dos profissionais envolvidos na ação voluntária.
CAPACITAÇÃO
Começaram as aulas da primeira turma exclusiva de mulheres do curso de formação de eletricista oferecido pela Energisa. São 36 participantes que durante três meses receberão capacitação gratuitamente e, no próximo ano, já estarão aptas para trabalhar na manutenção de redes de distribuição de energia.
PARCERIAS
A iniciativa faz parte do projeto Soldado Cidadão que conta com apoio do Exército, Força Aérea Brasileira e SENAI. Segundo a consultora de RH da Energisa, Silvana Santos, a iniciativa visa quebrar o paradigma de que o setor energético é voltado apenas para o sexo masculino e promover cada vez mais a presença feminina no mercado de trabalho.
4 ANOS
O projeto Soldado Cidadão começou em 2019 capacitando ex-militares para que atuem como eletricistas de rede de distribuição no estado. No momento, participam do curso 97 pessoas. A primeira formatura está prevista para ocorrer em outubro .
PRORROGADA
O ANO NÃO ACABOU!
Ainda dá tempo de fazer sua matrícula
De 11 a 17/10
TODAS as graduações AGORA
com até 45%*OFF
e 1ª mensalidade a partir de R$ 49,90
Fale com a gente:
6999294-4049
6999311-0176
6999315-2496
6999293-8055