O Laboratório de Fitopatologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Colorado do Oeste receberá, a partir da safra 2022/23, amostras de folhas de soja para diagnóstico de ferrugem asiática.
A prestação de serviço de diagnose de ferrugem aos produtores é gratuita e faz parte das atividades de extensão da unidade.
O Laboratório de Fitopatologia do campus recentemente foi credenciado pela Embrapa Soja e passou a integrar oficialmente o Sistema de Alerta do Consórcio Antiferrugem (mais informações em: www.consorcioantiferrugem.net).
Sobre os diagnósticos
Para a realização dos diagnósticos é necessário que cada amostra do talhão tenha aproximadamente 30 folhas coletadas nos terços inferior e médio em plantas aleatórias da área a ser analisada.
Após a coleta, as folhas devem ser acondicionadas em saco plástico, contendo um pedaço de papel ou algodão umedecido com água. Deve-se assoprar um pouco de ar e amarrar a boca do saco, fazendo um pequeno balão (câmara úmida).
A amostra deve ser identificada com dados importantes como: nome do produtor, propriedade, município, cultivo, estádio fenológico, data de plantio, data da coleta, telefone/e-mail para contato. Após identificação a amostra pode ser enviada ao Laboratório de Fitopatologia.
De acordo com a professora e Engenheira Agrônoma Fabiana da Rocha, responsável pela coordenação do Laboratório de Fitopatologia, a correta identificação do fungo Phakopsora pachyrhizi auxilia o produtor no monitoramento e manejo da doença. O diagnóstico da ferrugem asiática é realizado por meio do exame direto das folhas em estereomicroscópio.
O serviço é disponibilizado gratuitamente aos produtores de Rondônia. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: fabiana.rocha@ifro.edu.br e pelo telefone (69) 98101- 6863.