Imagem: Divulgação

Os candidatos que realizaram a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), e que cumpriram todos os requisitos para a certificação, já podem solicitar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência que comprova que o participante atingiu a pontuação mínima necessária em uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas no ENCCEJA, através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Para que o certificado do ENCCEJA ou a Declaração Parcial de Proficiência sejam emitidos pelo IFRO é necessário que o participante compareça na Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) do campus para o qual indicou a pretensão de certificação, a qualquer tempo, e apresente os documentos exigidos:

  1. boletim Individual de Resultados expedidos pelo INEP (link: https://bit.ly/3DRZ1c5);
  2. requerimento fornecido pela CRA do campus;
  • cópia da Carteira de Identidade (ou outro documento oficial de identidade com foto) acompanhada da original;
  1. apresentação do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  2. comprovante de residência;
  3. Certificado de Reservista (para o sexo masculino);
  • uma foto 3×4.

O prazo para emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência por Área de Conhecimento é de até 60 dias após o requerimento, conforme a Portaria nº 5/ CGAb/IFRO, de 02 de janeiro de 2020. 

Somente o participante do ENCCEJA poderá solicitar o Certificado ou a Declaração de Proficiência. “Vale lembrar que o participante pode solicitar o Certificado ou a Declaração Parcial em outro Estado, considerando que é um exame nacional, pois as certificadoras têm acesso a todos os resultados por estado e campus certificadores”, destaca a Coordenadora Geral de Registros Acadêmicos Substituta do IFRO, Marta Silva Paulo Quirino. 

Sobre o ENCCEJA

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. O interessado tem direito de fazer o ensino médio direto, sem a necessidade de fazer o ensino fundamental.

O ENCCEJA possibilita aos jovens e adultos que não tiveram a chance de estudar no tempo certo, mas que obtiveram saberes adquiridos tanto em ambientes escolares quanto extraescolares, a comprovação de escolaridade que abre possibilidades tanto de continuidade dos estudos, como também a inserção no mercado de trabalho e novas possibilidades de crescimento profissional.

“Ao contribuir para a oferta da certificação, o IFRO cumpre o papel social de incluir jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade adequada, abrindo novas perspectivas de estudo e trabalho; aspectos fundamentais para a inclusão social. Por meio de seu dever educacional, o IFRO promove meios para a transformação da realidade individual e coletiva, em busca da construção de uma sociedade mais justa”, reforça Marta Quirino.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO