Containers/Foto: Extra de Rondônia

Um aviso expedido nesta semana pela Prefeitura Municipal de Vilhena, através do SAAE, acabou surpreendendo os vilhenenses: está suspensa por tempo indeterminado a coleta seletiva de lixo, e os mais de dois mil containers espalhados pela cidade já começaram a ser retirados das vias públicas.

Segundo o que a reportagem do Extra de Rondônia apurou junto ao diretor do SAAE, Eraldo Dal Posolo, a decisão foi tomada pelo prefeito Delegado Flori (Podemos), com aval da Procuradoria-Geral do Município, e se deve a execução inadequada do programa de coleta seletiva de resíduos nas gestões passadas.

“O programa começou de forma errônea, sem que fossem realizadas as adequações nos passeios para a instalação dos containers, além da falta de instalações apropriadas para separação e manejo de resíduos recicláveis e usina de compostagem. Também não houve uma campanha de conscientização popular eficiente para que a população ‘comprasse’ a proposta de forma maciça, e tudo isso somado está levando a inviabilização do programa neste momento”, explicou Eraldo.

Ele garante, no entanto, que a coleta seletiva será retomada no momento em que o sistema estiver totalmente preparado para tanto, e que por enquanto os containers serão armazenados no pátio da antiga Conab.

Eraldo revelou que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente já dispões de recursos para a construção dos barracões para seleção dos resíduos e usina de compostagem, e que o programa é positivo para a cidade, pois terá impacto não apenas na questão ambiental, como também na economia e na geração de empregos, “no entanto as coisas devem ser realizadas do jeito certo”, ressalta.

Ao morador de Vilhena cabe neste momento reinstalar as antigas lixeiras em seus imóveis para evitar que o lixo seja espalhado pelas ruas nas intempéries ou por animais à solta e voltar a rotina que havia antes da colocação dos containers nas vias públicas.

Containers/Foto: Extra de Rondônia
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO