Vereadora Vivian Repessold (PP)/Foto: Divulgação

A vereadora Vivian Repessold (PP), conhecida como “Professora Vivian”, usou a tribuna da Câmara de Vereadores na sessão de abertura do ano legisaltivo para registrar a passagem da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que teve início no último dia 1º e encerra amanhã no calendário de datas oficiais representativas de causas de luta.

A vereadora lamentou que não houve nenhum tipo de ação efetiva alusiva a tal bandeira de luta por parte de nenhum organismo que representa a sociedade, apesar da questão ser preocupante em todo o país, não sendo diferente em Vilhena.

Ela levantou dados junto as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social apontando que há problemas evidentes relacionados a temática entre a população vilhenense, e conclamou poder público e sociedade para partir ao enfrentamento da questão “com seriedade, responsabilidade e respeito”.

Para Viviam, estão faltando mecanismos eficientes de monitoramento e acompanhamento da situação, assim como o apoio às gestantes carece de acesso por falta de informação.

A vereadora também alertou acerca do problema causado pelo não reconhecimento de partenidade para filhos registrados em Rondônia nos últimos anos, afetando não só as jovens que acabam tendo uma gravidez precoce, mas muitas gestantes de nosso Estado.

“Dados do Tribunal de Justiça de Rondônia apontam que só em 2.022 ocorreram 23 mil situações desse gênero, o que viola direitos elementares dessas crianças”, alertou.

Vivian se predispôs a participar de um trabalho agregado aos mais diversos segmentos instituicionais para trabalhar no sentido de reverter indicadores e mudar o panorama, e pede que a Prefeitura Municipal e demais segmentos públicos se agregem ao esforço, solicitando também apoio da comunidade em geral.

“É uma luta de todos para que essas jovens tenham tratamento digno e adquado, assim como é um dever da sociedade em geral trabalhar no sentido de conter o avanço da gravidez precoce através da divulgação de campanhas informativas, prevenção e fortalecimento de valores sociais e familiares”, destacou.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO