Um cidadão vilhenense — que prefere não ser identificado — ficou preocupado com um objeto vindo do céu, que caiu no jardim de sua casa.
Em mensagem ao Extra de Rondônia, o homem declarou que o artefato poderia ser algo “para monitorar a Amazônia”. Ele enviou fotos da engenhoca feita em isopor e que dispõe de chip e antena.
Pesquisando o que poderia ser o objeto, o próprio dono do terreno “invadido” descartou as teorias de conspiração ao encontrar respostas. Segundo afirmou ao EXTRA, isso é um aparelho usado pelo instituto de meteorologia para sondagem atmosférica.
O pequeno equipamento chama-se radiossonda e pertence ao Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia). Um balão meteorológico cheio de hidrogênio ou gás de hélio leva a radiossonda para a atmosfera superior para medir temperatura, umidade, pressão e velocidade do vento.
O dispositivo deve ter caído por acidente na casa do vilhenense, sem oferecer qualquer risco. Ele pretende devolvê-lo ao Sivam. Não foi dessa vez que um OVNI foi visto em Vilhena.