Esta coluna está presente no Extra de Rondônia desde Janeiro de 2017, tendo por objetivo analisar e discutir com empresários e gestores, as dificuldades e problemas envolvendo a administração empresarial, identificando soluções oportunas e efetivas, ajudando-os a tornar nossas empresas mais eficientes, competitivas e prósperas.
Compartilhar ideias enriquece a todos, novatos e experientes, de variados ramos de atuação e tamanhos, fazendo aflorar oportunidades de negócios, novas visões, discussão de estratégias e aprimoramentos operacionais.
Discutir internamente sobre inteligência gerencial é expandir a mente das pessoas fazendo-as ampliar seus horizontes, explorar conceitos avançados, fazendo seus gerentes crescer nas habilidades pessoais e competência profissional.
Recentemente encontrei um material interessante de um conceituado grupo de comunicação, o qual desejo compartilhar com os amigos (as) leitores (ras). Tudo se resume numa frase: “Combinamos inteligência, tecnologia e expertise humana para fornecer respostas confiáveis, que ajudam na administração e nas tomadas de decisões.”
1.-No seu entendimento, há algo tão impactante e eficaz como estas três competências (inteligência, tecnologia e expertise)? Pessoalmente, não creio que haja. A propósito, quais são as ferramentas que sua firma está usando para impulsionar seus negócios?
2.-Note que o material não fala dos anos de vida daquela multinacional, nem de sua classificação no ranking, nem impressionar citando os países onde atua. Por outro lado, ela preferiu selecionar três ferramentas, propondo-se a combiná-las, em benefício de seus clientes. Combinar é reunir de forma sábia e integrada, diferentes forças, maximizando os resultados finais;
3.-A maioria das empresas prioriza o crescimento das receitas, ou índice de participação no mercado, ou a geração de lucro. Esta é uma visão empresarial reduzida e diminuta. Há coisas mais relevantes e urgentes a serem focadas. Exemplo: criar uma boa estratégia de negócios, ser criativo e inovador, usar melhor a tecnologia e o expertise profissional de seus gerentes e supervisores;
4.-Este Grupo também se propõe a estudar e encontrar respostas confiáveis, para resolver os problemas operacionais e desafios administrativos, satisfazendo assim seus clientes;
5.-É atribuição das equipes tornar a administração mais flexível e rápida; adicionalmente, devem contribuir para a agilização da tomada de decisão.
Concluindo: A conjuntura econômica está requerendo posturas inovadoras, agressividade no marketing, melhorias nos processos internos. Resultados advirão naturalmente de decisões sábias e oportunas. Não se intimide diante das nuvens cinzentas; pelo contrário, seja forte e perseverante. Trabalhe com vigor e fé em Deus. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.