O Governo do Estado de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec lançou na terça-feira, 7, o Programa Cidade Segura, que visa a adoção de Operações Policiais para efetivar a redução dos índices de criminalidade na cidade de Porto Velho, por meio de ações ostensivas e preventivas, como patrulhamento nas ruas, abordagens e fiscalizações, com o objetivo de inibir a ação de criminosos.
A Operação Máximus retornou dando início ao programa, tendo resultados preventivos satisfatórios já no primeiro dia de Operação. Foram cerca de 130 pessoas e 50 veículos abordados nos pontos de bloqueios firmados em vários locais da cidade. Para o Comandante Regional de Policiamento – I, coronel Robinson Brancalhão, os resultados já estão sendo satisfatórios, pois o principal objetivo da realização da Operação Policial é proporcionar segurança ao cidadão.
A operação também resultou em flagrantes de receptação e embriagues ao volante, além de 8 autos de infrações de trânsito e 2 termos circunstanciados de posse de entorpecentes registrados. “Um trabalho que surte efeitos preventivos, evitando o acontecimento de crimes, bem como também efeitos repressivos, com flagrantes delitos detectados em fundadas suspeitas durante as abordagens”, disse o Comandante-Geral da PMRO, coronel James Padilha, ao analisar os resultados parciais do 1º dia de operação.
O programa, coordenado pela Sesdec, visa também garantir o aumento do policiamento ostensivo com policiais da administração e operacionais que receberão Diárias Especial de Reforço do Serviço Operacional.
Para o Governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações do programa Cidade Segura tendem a surtir efeitos positivos para a população que reside na capital. “A garantia da segurança é o principal fator que iremos trabalhar neste programa com as operações policiais que serão desencadeadas. A estratégia que está sendo adotada dinamizará a ação presença policial nas ruas, fazendo com que as pessoas sintam-se mais segurança ao saírem de suas casas”, ressaltou.
O secretário da Sesdec, Felipe Vital, explica que as operações devem ser condicionadas aos índices criminais dos bairros: “As operações policiais componentes do programa deverão ser direcionadas para áreas de maior incidência de crimes, onde a presença policial é ainda mais necessária. Com a realização de blitz e operações específicas em bairros e regiões mais afetados pela violência, a meta é reduzir a incidência de crimes e aumentar a sensação de segurança dos moradores”, afirmou.