Uma dúvida comum é com quantos anos a criança fala. Afinal, as crianças apresentam um grande progresso na aquisição da fala durante os primeiros anos de vida.
A maioria das crianças fala suas primeiras palavras por volta dos 12 meses de idade, e elas geralmente formam frases completas com duas ou três palavras por volta dos 18 meses de idade.
Ainda assim, o desenvolvimento da fala é um processo gradual e as crianças apresentam um grande desenvolvimento na linguagem durante os três primeiros anos de vida.
Durante os primeiros meses de vida, as crianças aprendem a produzir sons de vogais e consoantes simples.
Por volta dos seis meses de idade, as crianças geralmente começam a produzir alguns sons de palavras, como “mamãe” e “papai”.
Por volta dos nove meses de idade, as crianças geralmente começam a produzir sons de palavras mais complexas, como “cachorrinho” e “sapatinho”.
No primeiro ano de vida, as crianças geralmente produzem algumas palavras simples, como “mamãe”, “papai”, “tia” e “avó”.
Por volta dos 18 meses de idade, as crianças geralmente começam a formar frases completas com duas ou três palavras.
Por exemplo, uma criança pode dizer “Quero leite”, ou “Mamãe saiu”.
Após os três anos de idade, as crianças geralmente desenvolvem um vocabulário mais amplo e começam a produzir frases mais complexas.
As crianças também apresentam um maior controle sobre a linguagem e começam a usar a linguagem de maneira mais estruturada.
Fatores que podem afetar o desenvolvimento da fala
Existem diversos fatores que podem afetar o desenvolvimento da fala e da linguagem das crianças. Alguns desses fatores são:
- Problemas auditivos: as crianças que apresentam problemas auditivos podem ter dificuldades para adquirir a fala e a linguagem;
- Transtornos do espectro do autismo: as crianças que apresentam transtornos do espectro do autismo podem ter dificuldades para adquirir a fala e a linguagem;
- Retardo mental: crianças com retardo mental podem ter dificuldades para adquirir a fala e a linguagem.
O desenvolvimento da fala é um processo gradual e as crianças apresentam um grande desenvolvimento na linguagem durante os três primeiros anos de vida.
Para auxiliar no processo, você pode comprar o melhor celular para criança para estimular com vídeos educativos.
Mas, existem diversos fatores que podem afetar o desenvolvimento da fala e da linguagem das crianças, como problemas auditivos, transtornos do espectro do autismo e retardo mental.
Com quantos anos a criança fala?
Quando se trata de linguagem, as crianças são como esponjas – absorvem o que ouvem e aprendem a falar rapidamente.
Mas, infelizmente, não há uma resposta específica para a pergunta “com quantos anos a criança fala”.
Os bebês geralmente começam a emitir sons quando estão com cerca de três meses de idade, mas esses sons não são considerados palavras verdadeiras.
A maioria das crianças começa a dizer algumas palavras simples, como “mamãe” e “papai”, quando estão com cerca de um ano de idade.
Mas, novamente, isso varia de criança para criança.
Algumas crianças começam a falar relativamente cedo, enquanto outras podem levar um pouco mais de tempo.
No entanto, a maioria das crianças fala fluentemente quando está na faixa dos três anos de idade.
Portanto, se você está se perguntando “com quantos anos a criança fala”, a melhor resposta é que isso varia.
Todas as crianças são diferentes e aprendem a linguagem em seus próprios ritmos.
Dicas importantes
Muitos pais se perguntam a mesma coisa: com quantos anos a criança fala? Bem, a verdade é que não há uma resposta exata para essa pergunta.
Cada criança é única e, portanto, aprende a falar a seu próprio ritmo. No entanto, há algumas dicas que podem ajudar os pais a determinar se seu filho está no caminho certo para aprender a falar.
Primeiro, é importante lembrar que todas as crianças aprendem a falar através do jogo. Eles experimentam e imitam o que ouvem, e isso os ajuda a aprender as palavras e frases.
É por isso que é tão importante conversar com seu filho, mesmo que ele ainda não esteja falando.
Converse sobre o que estão fazendo, explique o que está acontecendo ao seu redor e leia livros para ele. Tudo isso ajudará a estimular o seu vocabulário.
Outra dica importante é observar seu filho para ver se ele está fazendo sons quando brinca. Isso pode indicar que ele está tentando imitar as palavras que ouve.
Se ele estiver fazendo sons, incentive-o a repeti-los e ajude-o a dizer as palavras corretamente. Também é importante prestar atenção nos gestos que seu filho faz.
Muitas vezes, as crianças usam gestos para comunicar o que querem, antes de aprenderem a falar.
Por último, não se esqueça de que o desenvolvimento da fala é um processo gradual. Seu filho não vai aprender a falar de uma hora para outra.
É importante ser paciente e se lembrar que ele está aprendendo aos poucos. Se você tiver alguma preocupação, consulte o seu pediatra.
Eles poderão avaliar o desenvolvimento da fala do seu filho e identificar se há algum problema.
>>>Vídeo: https://