Uma tragédia abalou o estado do Paraná e o resto do Brasil nesta quinta-feira, 9, um ônibus escolar que transportava crianças e adolescentes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
O coletivo foi atingido violentamente por um trem no município de Jandaia do Sul, no norte do estado, e o acidente acabou deixando duas alunas da instituição mortas e outros oito feridos em estado gravíssimo.
As imagens de uma câmera de segurança instalada exatamente no cruzamento da via-férrea mostram que o veículo de transporte educacional sequer para olhar se havia composições próximas de trafegar no trecho, quando é acertado com uma força impressionante pela locomotiva.
Assim que o coletivo é atingido na lateral, a força brutal do choque pode ser atestada pelo arremesso de algumas crianças pela janela do ônibus. Uma delas, aparentemente, vai para baixo do trem assim que chega ao chão, enquanto outra faz um grande esforço para se afastar da linha férrea, rastejando.
No total, 25 pessoas estavam no veículo: o motorista, duas monitoras e 22 alunos. As duas meninas que faleceram no acidente tinham 11 e 15 anos e até agora não há informações se alguma delas estava entre os passageiros lançados para fora do ônibus. Para atender a ocorrência foram necessárias ambulâncias e bombeiros de Jandaia do Sul, Apucarana e outros municípios da região, além do uso dos helicópteros da Polícia Militar.
A Rumo Logística, concessionária dona da locomotiva envolvida no choque, afirmou por meio de nota que “acionou imediatamente suas equipes de atendimento de emergência e também o Corpo de Bombeiros para atender a ocorrência e vai colaborar com as autoridades policiais para apurar as causas do acidente, lamentando profundamente o acidente”.