Romaria chegará na próxima segunda-feira, 10, à cidade / Foto: Divulgação

Uma das festividades católicas mais antigas da Amazônia, a Romaria do Divino Espírito Santo, chegará na próxima segunda-feira, 10, à cidade de Pimenteiras do Oeste, na região sul de Rondônia.

A previsão é de que os batelões [tipo de embarcação tradicional] cheguem por volta das 9h no porto do Rio Guaporé. A recepção será feita pela Irmandade do Divino, autoridades e população em geral.

Logo após a chegada da procissão, será realizada uma missa na igreja católica Comunidade São Pedro. Na mesma tarde do dia 10, os romeiros vão iniciar as visitas com a imagem e a bandeira do Divino às residências que queiram recebê-las.

A presença dos fiéis em Pimenteiras prossegue até o dia 14, quando deixam a cidade e seguem pelo rio rumo a outra paragem.

Durante cerca de 40 dias, a procissão pluvial percorre várias vilas e cidades do Brasil e da Bolívia, anunciando sua chegada com fogos de artifício e muita cantoria. A tradição já tem 127 anos e envolve elementos das culturas portuguesa e afro-brasileira.

COMUNIDADE MOBILIZADA

Os católicos de Pimenteiras do Oeste esperam ansiosos pela Festa do Divino. A comunidade organizou uma programação para que as famílias se revezem no atendimento aos peregrinos.

São preparadas refeições, todos os dias, em diversas casas de família, com café amanhã, almoço e jantar. É uma cultura ribeirinha a de receber bem aqueles  que se dedicam a manter viva a fé e a tradição secular.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO