Foto: Assessoria

Nesta semana, a cidade de Porto Velho recebeu um evento único e enriquecedor para a cultura rondoniense: o encontro dos povos indígenas do estado.

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realizou nos dias 18 e 19 de abril de 2023, a amostra cultural dos nativos de nossa terra encantou e emocionou todos os presentes.

E a Coordenadoria Regional de Educação de Vilhena esteve com o Setor Indígena sobre direção da Professora Vera Lucia Vieira Solidera juntamente com a Professora Sara Emerick e cinco alunos indígenas Rafaela Mamaindê, Rana Gabriela Mamaindê da Escola EIEEFM Mamaindê-Cabixi, Diomar Sabanê, Ronaldy Sabanê da Escola EIEEFM Sowaintê e  Ideolino Sabanê Aikanã da Escola EIEEFM Capitão Aritimon participando do MALOCA, evento organizado pelo Secretaria Estadual de Educação / Coordenadoria das  Escolas Indígenas.

Com um objetivo de celebrar a diversidade e riqueza cultural dos povos indígenas de Rondônia, o evento contou com a presença de diversas etnias, que apresentaram suas tradições, artesanatos, músicas e danças típicas. Foram dois dias de celebração, trocas de experiências e aprendizado mútuo, em um ambiente repleto de beleza e respeito.

O Maloca trouxe também para a amostra Documentários, Fotografias, Músicas, Desenhos, Danças e Performance Livre para o palco do Teatro Guaporé onde os alunos brilharam com show de talentos e performance.

O encontro dos povos indígenas em Rondônia foi uma oportunidade de aprendizado e sensibilização para a importância da valorização e respeito às culturas ancestrais. O evento foi um marco para a história da Educação e porque não dizer do Estado, pois a cultura indígena em nosso país é um exemplo para todos nós, brasileiros.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO