A partida remarcada para manhã deste domingo, 23, no Aglair Tonelli foi bastante movimentada, a União cacoalense jogou com bastante posse de bola mas não foi tão efetivo nas finalizações.
A torcida que compareceu em bom número tinha esperança que o time marcasse no segundo tempo após um frustrante zero a zero na primeira etapa.
Na parte final da decisão a União cacoalense ameaçou e chegou na cara do gol, após cruzamento de Paulinho Lucão livre na área cabeçou pra fora a chance de abrir o placar. O castigo veio após cobrança de falta no ataque do Furacão do Vale do Jamari pelo lado direito, a bola foi levantada na área a defesa afastou e Alisson pegou de primeira um chute meio mascado na entrada da grande área e a bola foi parar nas redes do goleirão Rafael.
A União Cacoalense insistiu no ataque, mas não conseguiu o gol de empate e ainda sofria com os contra ataques do Real Ariquemes, e foi assim que o Furacão do Vale do Jamari decidiu o confronto em Cacoal, numa jogada rápida, a bola foi cruzada na área e o atacante Léo Mineiro de primeira marcou um belo gol. No final da partida ainda houve um príncipio de confusão, mas em alguns minutos o sentimento foi de frustração por parte dos jogadores da União Cacoalense, adiando mais uma vez o desejo de conquistar o tricampeonato Rondoniense.
A festa no Agalir Tonelli foi do Real Ariquemes que chega a decisão da segunda fase e terá pela frente o Ji-Paraná, as duas equipes se enfrentam por uma vaga na Copa do Brasil 2024 e também para ir a final do Rondoniense diante da equipe do Porto Velho vencedor da primeira fase da competição.