Na manhã desta quarta-feira, 26, a Câmara de Vilhena realizou sessão extraordinária com vários assuntos lidos e votados em plenário.
Um dos assuntos que motivou a participação de todos os parlamentares trata dos problemas no trânsito de Vilhena.
Por unanimidade, os parlamentares aprovaram o requerimento nº 008/2023, de autoria do vereador Pedro Sanches (Avante), que solicita à Comissão Permanente de Trânsito da Casa de Leis, a convocação de audiência pública para discutir temas pertinentes à situação do trânsito na cidade de Vilhena. Na sessão, vários parlamentares parabenizaram a iniciativa.
O vereador Zé da Discolândia (PSD) disse que “cada dia nosso trânsito está mais complicado. Uma visita que fiz ao setor de Ortopedia, do Hospital Regional, há muitos acidentados, principalmente, de motos. Este tipo de acidentes está crescendo vertiginosamente”.
Para o vereador Zezinho da Disagua (PSD), “quem é mais antigo sabe: hoje nosso trânsito está caótico, complicadíssimo, principalmente, em horário de pico. Já foram discutidas ideias aqui na Câmara, mas parece que a coisa não sai do papel. Hoje temos um senador em Vilhena e outras autoridades que podem ajudar”.
Por sua vez, o vereador Wilson Tabalipa (PV) analisou que “discutir o trânsito também é uma questão de saúde pública. A gente sabe das dificuldades da pasta e essa audiência será importante para analisar essa questão de agentes de trânsito, além da instalação de quebra-molas devido ao excesso de velocidade. A questão dos motoboys também deve ser regulamentada, já que eles andam em velocidade”.
O vereador Ronildo Macedo (Podemos) disse que “há quase seis meses na prefeitura, a gente pega outra visão. E é necessário investimentos no setor. Mas quebra-molas são necessários, como o serviço realizado na avenida Rondônia. Quando assumimos, lá era uma bomba-relógio. E, com os quebra-molas, a curto prazo, diminuímos os acidentes. Nesse sentido, vemos que o remédio, a curto prazo, é a instalação de quebra-molas, que é melhor do que fazer uma cirurgia de fêmur no hospital”.
O presidente da Casa de Leis, Samir Ali (Podemos) também parabenizou pelo requerimento e disse que é importante abrir esse debate. “A gente sabe que falta ferramentas, mão-de-obra na secretaria de trânsito, mas esse debate é importante para que possamos construir caminhos e forma para estruturas a secretaria e dar condições para quem está lá”.
Por outro lado, o vereador Sargento Damasceno (PROS) afirmou que “nossa cidade de Vilhena está um caos. Há muita imprudência. Ontem aconteceu um acidente com três veículos. Falta de cuidados e de prestar atenção no trânsito”.
Finalmente, o vereador Pedrinho Sanches (Avante), autor do requerimento, disse que “é um tema de relevância em Vilhena e a secretaria de trânsito, tenho certeza, vai ajudar nessa questão, para traçar diretrizes e criar um foco. Nós não podemos culpar ninguém de gestores ou legisladores passados. O que acontece é que Vilhena é a cidade mais pujante do norte do Brasil, mas também crescem os problemas sociais. Com relação aos acidentes, vemos que 80% são envolvendo motos. Vejo essa preocupação de todos os parlamentares”.
Ele lembrou acidentes que ocorriam na cidade. “Na esquina entre as avenidas Tancredo Neves e Melvin Jones, estava morrendo, em média, uma pessoa por semana. Eu moro perto. Conversando com o prefeito, depois fizeram um quebra-molas e depois nem acidente mais tem. Importante no monitoramento dos pontos críticos e pensar em trabalhos de educação, nas escolas com palestras, blitz educativa, e, depois, virar punitiva”, observou.