DPC – Vilhena/Foto: Arquivo Extra de Rondônia

Em mais uma etapa da implantação do Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (SINESP PPE) na Polícia Civil do Estado de Rondônia, hoje, a partir das 8h, entrou no ar o sistema SINESP Delegacia Virtual de Rondônia (DEVIR), integrada ao SINESP PPE e que objetiva facilitar o acesso do cidadão ao serviço de registro de ocorrência policial.

O serviço fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Para efetuar o registro de ocorrência é necessário ter 18 anos ou mais e possuir conta ativa no gov.br. O cadastro é online e gratuito. Sem sair de casa, o cidadão pode acessar a DEVIR, no endereço delegaciavirtual.pc.ro.gov.br, utilizando seu login e senha do gov.br assinar eletronicamente seu boletim de ocorrência. Após a conclusão, o cidadão poderá acompanhar todos os passos do BO por meio da plataforma e como está o status do atendimento.

O sistema possibilita que o cidadão comunique ocorrências relacionadas a perda ou extravio de documento ou objeto, furto, roubo, estelionato, acidente de trânsito sem vítima, ameaça, injúria, calúnia, difamação, vias de fato, dano, perturbação de sossego, desaparecimento de pessoa, localização de pessoa desaparecida, maus-tratos contra animais, dano causado por acidente da natureza, violação de domicílio, violência doméstica contra a mulher, acidente de trânsito com vítima lesionada, crime cibernético, acidente de trabalho, abandono de lar e outras comunicações.

Assim como o SINESP PPE, a Delegacia Virtual tem diversas vantagens, como o fato de ser totalmente integrada às bases externas do Denatran, Gov.br, Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, Correios, Google Maps e ao próprio PPE. Também permite a aprovação automática de comunicações de fatos. O cidadão tem recebimento automático do status da comunicação e do Boletim de Ocorrência em seu e-mail e no portal. Outra vantagem é a emissão de relatórios gerenciais de produtividade por usuários, natureza e unidades policiais. Além disso, o módulo de validação das ocorrências realiza busca automática para verificação de mandado de prisão e existência de ocorrência já registrada para aquele fato. Todas as comunicações notificadas são automaticamente georreferenciadas.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO