É gostoso sentir-se valorizado no trabalho, receber atribuições profissionais crescentes e assumir responsabilidade maiores.
Somos estimulados quando elogiados em público, quando surpreendemos nosso líder com um trabalho brilhante, ou quando apresentamos uma ideia inovadora e útil.
Recordo-me que aos 22 anos, enquanto trabalhava numa grande empresa, na função de auditor interno, fiz um relatório o qual continha a seguinte frase: “A ausência de uma norma por escrito não significa que os gerentes da empresa têm autonomia de atos!” Um diretor elogiou-me ao meu chefe, por seu conteúdo e visão. Aquele fato impulsionou-me sobremaneira na vida profissional.
Quantos de nós temos o hábito de elogiar nossos colaboradores? Ou costumam agradecer à equipe, uma vez ao ano, no natal, pelo trabalho realizado? Ou lembram de cumprimentar a equipe apenas no encerramento do ano fiscal?
Gerentes e supervisores que costumam estimular regularmente suas equipes, provocam um impacto significativo no interior da empresa. Tais estímulos podem vir mediante um simples gesto, uma palavra, um cumprimento, um pequeno bilhete. Também poderão vir através de um abraço, um aperto de mãos ou uma diminuta mensagem. Isso incentiva a todos e se propaga rapidamente.
Você que é um bom líder e que conhece a importância da ‘motivação’, não permita que seus funcionários sejam debilitados pela crise, nem deprimidos pelas pressões da conjuntura.
Pessoas valorizadas tornam-se mais produtivas, prestativas e seguras. Pessoas valorizadas, fortalecem as equipes, tornam-se mais responsáveis, sabem onde estão e para onde vão. Pessoas valorizadas exploram melhor seu potencial pessoal, porque sabem reagir diante das crises.
Quando a gerência resolve encorajar sua equipe, você está repassando a eles poder, força e energia; está derrubando barreiras; está focando no essencial; está revigorando relacionamentos interpessoais.
Feliz é a empresa que empodera seus colaboradores, porque está tomando ações concretas e efetivas. Isso cria um clima de trabalho prazeroso, integrado e orientado para resultados. Use uma de suas reuniões com a equipe e peça-lhes que sugiram uma ‘ação prática’ envolvendo cada um dos verbos a seguir: Encorajar, Elogiar, Motivar, Incentivar e Estimular. Em continuação, aplique isso no seu dia a dia e veja as implicações. Deixe-os fazer as escolhas.
Mesmo que nenhuma firma faça isso ao seu redor, prossiga e vá em frente. Experimente inovar. Sempre há interessantes potencialidades escondidas, as quais precisam ser reveladas. Creia nessa ideia; seja um administrador eficiente; trabalhe com fé e foco. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.