Uma das obras mais estratégicas para o desenvolvimento de Rondônia foi pauta na Assembleia Plurinacional da Bolívia durante esta semana. A Ponte Binacional entre os dois países promete elevar as relações Brasil-Bolívia principalmente na área econômica.
Uma das parlamentares mais atuantes em prol da obra é a deputada estadual Dra. Taissa Sousa que foi convidada a participar de um encontro promovido pela Câmara de Vereadores de Guayaramerin. O projeto prevê que a ponte seja construída entre Guajará-Mirim e o município boliviano vizinho.
“Esses dois municípios possuem a melhor localização para receber a construção da ponte. Ter ela construída significa um acesso dos nossos produtos a um mercado consumidor de 5 milhões de pessoas que vivem nos maiores centros urbanos da Bolívia. Estamos falando do transporte de ureia e potássio para nossa produção e como contrapartida a venda de bovinos e grãos em geral ao país vizinho”, defendeu a parlamentar.
Desde o início do seu mandato, a deputada já participou de encontros com embaixadas, com o ministério de Infraestrutura, órgãos responsáveis pela liberação da obra, além de participação em uma audiência pública na Câmara dos Deputados, que debateu a construção da ponte.
Brasil e Bolívia compartilham uma fronteira de mais de 3,4 mil quilômetros, sendo 1,4 mil só com o Estado de Rondônia. O projeto prevê que a ponte construída ligará o município rondoniense de Guajará-Mirim com a cidade boliviana de Guayaramerin, sob o rio Mamoré.