Humberto Lago

O setor de recursos humanos das empresas costuma ter bem definido o perfil básico dos funcionários, a fim de que ela possa dispor de uma equipe competente e dinâmica para enfrentar os desafios conjunturais.

Portanto, o perfil profissional dos colaboradores envolve qualificações técnicas, comportamentos, posturas e valores, sendo bem maior do que uma simples descrição de função.

Fazer uma revisão completa do perfil da equipe, mesmo depois de dois anos de COVID e da crise que a seguiu, é para certas firmas algo não prioritário. A realidade é que os tempos mudaram e diversas organizações estão com colaboradores com características defasadas. É preciso encontrar caminhos antes que o impasse se transforme num problema.

O bom senso recomenda um olhar delicado nos requisitos de seu quadro de pessoal. Resultados econômicos são esperados de todos, tanto na bonança quanto na crise. Felizes são as firmas que resolveram criar e manter um diferencial e se fazerem notadas no mercado, porque sua força de trabalho está apta a enfrentar as pressões da hora presente.

Convido os amigos empresários, empreendedores e gestores, a identificar as principais demandas e atributos profissionais requeridos pelo mercado. A título de sugestão, listei alguns deles, como segue abaixo:

1-Capacidade de resistir à crise com rapidez e pragmatismo; 2-Habilidade de fazer a empresa avançar mesmo na retração econômica; 3-Criatividade para encontrar novos meios, estratégias e instrumentos de gestão; 4-Inteligência, força interior e dinamismo; 5-Desenvolver relacionamentos interpessoais sólidos e produtivos; 6-Maior sensibilidade aos anseios dos clientes; 7-Atendimento pessoal marcante e respeitoso; 8-Inspirar confiança e otimismo aos clientes, colegas e fornecedores; 9-Ideias e iniciativas que tragam resultados; e 10-Ter uma contribuição enriquecedora a oferecer à empresa, mesmo em meio às inseguranças dos mercados.

É natural que haja uma certa distância entre um funcionário ‘ideal’ e aquele que está ‘trabalhando’ conosco. Eu e você estamos sendo desafiados a encontrar caminhos e meios de preparar melhor os colaboradores, mediante treinamento específico, desenvolvimento de habilidades, reuniões departamentais… Os problemas existem para serem resolvidos.

Gostaria de estimulá-lo a fazer algo inovador e concreto. Saber escolher prioridades, é uma arte. Não podemos ser omissos nem negligentes, mas sim ousados a confiantes. Envolva mais seus funcionários na identificação de seus maiores e mais urgentes problemas.

Não subestime a capacidade, ideias, iniciativas e envolvimento de seu quadro de pessoal. Eu creio nisso. Pense neste assunto enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

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