A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), nesta terça-feira (27), para prestar contas de sua recente viagem a Brasília (DF) e compartilhar conquistas para o estado em reuniões, principalmente no Ministério da Mulher, resultando em avanços consideráveis à população.
Uma das principais realizações, de acordo com a parlamentar, foi a obtenção de apoio para a instalação da Casa da Mulher Brasileira (CMB) em Porto Velho. “Após uma reunião produtiva avançamos com a garantia de que o Governo Federal, investirá com prioridade na construção da de unidades da CMB e será financiada inteiramente com recursos federais e contará com dois anos de financiamento adicional para gerir essa Casa”, disse. A União quer 40 unidades pelo país deste serviço fortalecendo as políticas públicas para a pauta às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Ela lembrou que a demanda é uma esperança de sua parte, acompanhada pelas demais deputadas que compõem a Frente Parlamentar Feminina da Alero. A boa notícia, é que o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, já garantiu o encaminhamento de um terreno à obra. “Nós vamos, se Deus quiser, estar assinando este convênio que é uma questão legal para que a gente possa continuar. Ji-Paraná também deve ser contemplada”, lembrou.
Questões previdenciárias
A deputada Ieda Chaves também ressaltou sua visita ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma autarquia do governo do federal vinculada ao Ministério da Previdência Social (MPS), onde tratou de uma questão crucial para a população que depende de benefícios previdenciários.
“Porto Velho possui uma fila de 6 mil pessoas aguardando perícias, o que gera uma demanda urgente por soluções. No entanto, no último fim de semana, o INSS itinerante já no último final de semana em nosso estado [Capital e Ariquemes]. A iniciativa visa facilitar o acesso aos serviços previdenciários em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CREAS)”, anunciou.
Avanços
Ieda Chaves lembrou ainda que, de acordo com as informações já recebidas, as perícias poderão ser realizadas remotamente, proporcionando agilidade ao processo e beneficiando tanto os cidadãos quanto a economia local. “Essas conquistas representam um grande avanço para Rondônia, bem como para os demais municípios do estado, possivelmente através da Associação Rondoniense de Municípios (Arom)”, complementou.