A Polícia Federal (PF), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou a operação Obsidium, para combater crimes ambientais praticados no interior da terra indígena Tubarão Latundê, em Chupinguaia.
A ação foi realizada no último sábado, 1 e domingo, 2, contou com a participação de 21 policiais federais, além de dois analistas ambientais do IBAMA, foi desenvolvida a fim de identificar pessoas envolvidas na extração ilegal de madeira do interior da terra indígena, bem como a inutilização de acampamentos, maquinários, ferramentas, instrumentos, veículos e toda estrutura utilizada para a prática criminosa.
A Polícia Federal atua de forma constante para manter a integridade do território indígena, de forma que ações que atentem contra os interesses dos povos indígenas serão reprimidas com o rigor da lei penal e ambiental.
O nome Obsidium deriva do latim e faz referência à palavra portuguesa cerco, em alusão ao modo de ação adotado na operação, uma vez que a Polícia Federal cercou todas as saídas da terra indígena, no objetivo de realizar flagrantes.
>>>>>>>>>>Clique na imagem para ampliar>>>>>>>>>>