A Conmebol realiza a partir das 13h (de Brasília) desta quarta-feira (5) o sorteio das partidas das oitavas de final da Copa Libertadores e da Sul-Americana.
Será possível acompanhar o evento pelos canais oficiais da Conmebol nas redes sociais e no YouTube.
Na principal competição da América do Sul, 16 times seguem na disputa em busca da “glória eterna”. Entre eles, seis equipes brasileiras: Athletico Paranaense, Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Internacional.
A Argentina está representada por Boca Juniors, Racing, River Plate e Argentinos Juniors. Com Deportivo Pereira e Atletico Nacional, a Colômbia tem duas equipes. Além deles, quatro países sul-americanos são representados por apenas um clube: Olimpia (Paraguai); Independiente del Valle (Equador); Bolivar (Bolívia) e Nacional (Uruguai).
Pelo regulamento, os oito primeiros colocados dos respectivos grupos da primeira fase ficam no pote 1 e enfrentam os times que ficaram na segunda colocação na fase de grupo, que ocupam o pote 2.
Pote 1: de 1 a 8
Pote 2: de 9 a 16
Quanto maior a pontuação na fase de grupos, menor a posição no pote. O Palmeiras, com a melhor campanha, com 15 pontos, é o time 1, e o Deportivo Pereira (COL), o segundo colocado com a menor pontuação, 8 pontos, é o time 16.
Para as oitavas de final, todos os times do pote 1 disputam a partida de volta em casa. Nas quartas e na semi, o mando de campo será definido pela posição dos potes. Basicamente, quem tiver feito melhor campanha no confronto decide em casa o jogo da volta.
Pelo regulamento, equipes de um mesmo país podem se enfrentar nessa fase, assim como clubes que estiveram no mesmo grupo também podem jogar entre si no mata-mata.
Paulinho, do Atlético-MG, lidera o ranking de artilharia do torneio, com sete gols. Na vice-liderança, os atacantes Germán Cano, do Fluminense, e Dorlan Pabon, do Atletico Nacional, aparecem empatados, com seis gols.
A grande final
A final da Libertadores está marcada para o dia 4 de novembro, um sábado. A decisão, em jogo único, será disputada no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.